Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2006 - 20h03

"Doido" para competir, Parreira usa Oriente para se conter

Publicidade

EDUARDO VIEIRA DA COSTA
Editor de Esporte da Folha Online, em Königstein

Pressionado para conquistar o hexacampeonato, o experiente técnico Carlos Alberto Parreira, que nesta semana admitiu que a ansiedade está afetando seu sono e seu apetite, revelou que utiliza técnicas orientais para conter o nervosismo e disse que está "doido" para começar a competir.

Enquanto aguardava sua vez de falar com os jornalistas nesta quinta-feira, o treinador, que é destro, fazia desenhos em uma folha de papel com a mão esquerda.

"Isso é treinamento. Sou ambidestro. [Usar a mão esquerda] é orientação médica. Depois de uma certa idade, a gente tem que aprender a andar de costas, escovar os dentes com a mão esquerda, pentear o cabelo com a mão esquerda. Os chineses já fazem isso há bastante tempo, há dez mil anos", disse.

Ouça Parreira falando sobre habilidade com mão esquerda

Entre o período de preparação em Weggis, na Suíça, e em Königstein, na Alemanha, a seleção já está em seu 18º dia na Europa. "Acho que já está na hora de competir. Eu sinto que todo mundo está doido, inclusive o treinador, para começar a competição", afirmou Parreira, que voltou a falar da ansiedade pela estréia.

Parreira fala sobre a ansiedade para a estréia

"Tem sempre aquela expectativa muito grande. É importante começar ganhando para desenvolver a autoconfiança, a auto-estima. É como um caminhão pesadão, o difícil é tirar da inércia. Depois que tira, vai embora com um dedo."

Ioga

No anúncio dos 23 convocados para a Copa, Parreira já havia recorrido à ioga para manter a calma. Antes da entrevista, o técnico estava isolado dos jornalistas --leu a lista por meio de um telão. Momentos antes de iniciar a convocação oficial, respirou profundamente quatro vezes.

"Não estou nada nervoso. Nunca me senti tão calmo e tranqüilo como hoje. A respiração foi uma dica de uma filha minha, que aprendeu isto num curso de ioga", disse o treinador na ocasião.

Segundo especialistas, a ioga ajuda a diminuir o estresse e reduzir a freqüência cardíaca, entre outros benefícios.

Leia mais
  • Enfim titular da seleção em Copas, Dida diz estar realizando sonho

  • Infecção afasta Ronaldo de treinamento da seleção

    Especial
  • Leia o blog do enviado da Folha Online à Alemanha
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página