Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2006 - 17h56

Inglaterra e Suécia empatam e definem primeiros duelos das oitavas

Publicidade

THIAGO BARROS RIBEIRO
da Folha Online

Inglaterra e Suécia empataram por 2 a 2 hoje, em Colônia, no último jogo de ambas as equipes pela primeira fase do Mundial-06. Com o resultado, construído com gols de Joe Cole e Gerrard, para a Inglaterra, e Allbäck e Larsson, para a Suécia, os suecos se juntam aos ingleses como os classificados do Grupo B para as oitavas-de-final do torneio.

Agora, a Inglaterra, primeira colocada da chave, passa a se preparar para enfrentar o Equador, no próximo domingo, por uma vaga nas quartas-de-final da competição. Já a Suécia pega, na abertura das oitavas-de-final, a anfitriã Alemanha, no sábado.

O placar de hoje também manteve intacto dois tabus que acompanham a Inglaterra há vários anos. Desde 1982, quando iniciou a Copa do Mundo da Espanha vencendo França, Tchecoslováquia e Kuait, a equipe não consegue terminar a primeira fase de um Mundial com 100% de aproveitamento.

Além disso, o time inglês não vence a Suécia há 38 anos. Depois dos 3 a 1 num amistoso em Londres, no dia 22 de maio de 1968, já se acumulam 12 jogos, com quatro vitórias suecas e oito empates, entre eles o do último Mundial, quando Carlos Eugênio Simon apitou o 1 a 1, em Saitama, no Japão.

No jogo, a Suécia, que precisava da vitória para ficar em primeiro na chave e fugir da Alemanha na próxima fase, começou partindo mais ao ataque, mas, a partir dos 20min, a Inglaterra passou a ser superior, marcando o primeiro gol aos 34min, num belo chute de Joe Cole.

No segundo tempo, a Suécia voltou muito melhor. Logo aos 6min, o atacante Allbäck completou de cabeça um escanteio e anotou o gol de número 2.000 da história dos Mundiais. Melhor em campo, a Suécia ainda perdeu outras ótimas chances de virar o marcador.

Mas quem chegou ao segundo gol foi a Inglaterra, aos 40min, em cabeçada de Steven Gerrard. Logo depois, Larsson (em lance dividido com o zagueiro sueco Mellberg) concluiu uma cobrança de lateral para estabelecer o empate definitivo.

O jogo

A partida não começou muito boa para a Inglaterra. Com 1min de jogo, o atacante Michael Owen torceu, sozinho, o joelho direito, em lance pela esquerda, e foi substituído por Peter Crouch.

Embora o empate garantisse a classificação sueca, a equipe de Lars Lagerbäck iniciou no ataque, buscando a vitória que lhe daria o primeiro lugar da chave. Como a Inglaterra também não se limitava a defender, a partida tornou-se bastante movimentada. Chances mais claras de gol, no entanto, não foram criadas por qualquer dos times nos 20 primeiros minutos.

Aos 25min, Beckham fez belo lançamento para Rooney, que voltava a atuar como titular. O atacante dominou bem a bola, mas o chute foi desviado pelo zagueiro Lucic.

Mais tarde, aos 34min, a defesa sueca afastou mal uma bola de sua área. O meia Joe Cole matou no peito e, da intermediária esquerda, mandou um belo tiro no ângulo esquerdo do goleiro Isaksson, que não conseguiu evitar o primeiro gol inglês.

A essa altura, a Inglaterra era bem superior e chegava com freqüência ao ataque. Aos 38min, em novo chute de longe, o meia Frank Lampard quase fez o segundo.

Aos 46min, pouco antes do fim do primeiro tempo, mais uma chance com Lampard, que completou fraco para o gol uma tabela realizada com Joe Cole, facilitando para o goleiro Isaksson.

Logo no início do segundo tempo, aos 6min, a Suécia conseguiu o empate. Após uma cobrança de escanteio de Linderoth, o atacante Allbäck subiu de cabeça e mandou no canto alto esquerdo do goleiro Robinson. O lateral Ashley Cole ainda tentou, mas não conseguiu evitar o gol número 2.000 da história das Copas.

A virada sueca quase veio aos 9min, quando, em outro escanteio, Robinson defendeu um potente cabeceio e a bola ainda tocou no travessão antes de ser tirada da área pela defesa inglesa. Aos 14min, mais um escanteio levou pavor ao setor defensivo inglês. O zagueiro Mellberg se aproveitou da sobra após o cruzamento e mandou outra no travessão de Robinson.

A Suécia continuou dominando o jogo e, aos 26min, perdeu outra ótima oportunidade e, mais uma vez, depois de um escanteio. Kallström pegou o rebote e chutou de esquerda, da entrada da área. Quando a bola já havia passado pelo goleiro Robinson, Gerrard tirou quase em cima da linha.

Mas aos 40min, a Inglaterra se aproveitou da arma que tanto a atormentava na defesa e, usando-a no ataque, fez o seu segundo gol. Joe Cole cruzou da direita e Steven Gerrard completou de cabeça para o gol de Isaksson.

A Suécia não se fez de rogada e continuou tentando por meio de cruzamentos o empate. Foi recompensada aos 45min, quando, após cobrança de lateral, Larsson se aproveitou de falha da zaga inglesa e, dividindo com o companheiro Mellberg, saiu comemorando os 2 a 2 definitivos.

Especial
  • Veja a ficha técnica e o lance-a-lance de Suécia 2 x 2 Inglaterra
  • Veja o perfil da seleção da Inglaterra
  • Veja o perfil da seleção da Suécia
  • Leia o que já foi publicado sobre o Grupo C
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página