Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2006 - 13h02

Gana mantém escrita de Copa ter estreante na 2ª fase desde 1986

Publicidade

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Com a classificação para as oitavas-de-final da Copa, Gana, que nesta quinta-feira ganhou dos EUA por 2 a 1, manteve a escrita de sempre um estreante alcançar a segunda fase do Mundial desde 1986.

Em 1986, no México, três seleções fizeram suas estréias no Mundial --Canadá, Dinamarca e Iraque--, e os dinamarqueses, surpresas do torneio, chegaram às oitavas, quando foram eliminados pela Espanha.

Quatro anos depois, Costa Rica, Irlanda e Emirados Árabes debutaram, e os dois primeiros passaram aos mata-matas. Os costarriquenhos perderam nas oitavas-de-final, e os irlandeses, nas quartas.

No Mundial dos EUA-94, as seleções estreantes foram Grécia, Arábia Saudita e Nigéria. Os sauditas e os nigerianos se classificaram para as oitavas, quando perderam de Suécia e Itália, respectivamente.

Na Copa da França-98, o número de estreantes aumentou --quatro (Croácia, Jamaica, Japão e África do Sul)--, mas apenas os croatas avançaram de fase. A equipe européia acabou na terceira colocação no Mundial.

Em 2002, na Coréia do Sul e Japão, China, Equador, Senegal e Eslovênia debutaram no Mundial, e coube aos senegaleses salvar a participação dos estreantes --a seleção africana chegou até as quartas-de-final.

Neste ano, na Alemanha, seis seleções estão participando pela primeira vez --Angola, Costa do Marfim, Togo, Trinidad e Tobago, já eliminados, Gana e Ucrânia. Os ucranianos também têm boas chances de avançar às oitavas.

Leia mais
  • Gana assegura segundo posto e deve cruzar caminho da seleção brasileira
  • Desde 1986, Copa vê seleção africana nas oitavas-de-final
  • Gana vence, mantém tradição africana e pode pegar o Brasil

    Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página