Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2006 - 18h50

Treinador da Austrália, Hiddink volta a ser destaque na Copa do Mundo

Publicidade

da Folha Online

O empate por 2 a 2 entre Austrália e Croácia, nesta quinta-feira, que garantiu a classificação do time da Oceania para a próxima fase da Copa do Mundo, foi especial para o treinador da equipe, o holandês Guus Hiddink.

Aos 59 anos, o técnico, que é apontado como um dos principais responsáveis pelo sucesso australiano na competição, conseguiu chegar às oitavas-de-final de um Mundial pela terceira vez consecutiva.

Nas duas últimas edições do torneio, Hiddink comandou as equipes que terminaram na quarta colocação --Holanda, em 1998, e Coréia do Sul, em 2002.

Com isto, o treinador, que já dirigiu grandes clubes, como PSV Eindhoven, Valencia e Real Madrid, acabou virando uma espécie de "grife", uma garantia de sucesso em Copas.

Foi com este "status" que o holandês assumiu a seleção da Austrália no início de 2005 com a missão de levar a equipe ao segundo Mundial de sua história --já havia disputado o torneio de 1974.

Após vencer as eliminatórias da Oceania, os australianos tiveram ainda que passar pelo Uruguai, nos pênaltis, para garantir a ida para a Alemanha.

Na primeira fase do Mundial, a Austrália somou quatro pontos em três jogos --além do empate com a Croácia, venceu o Japão por 3 a 1 e foi derrotado pelo Brasil por 2 a 0. Com isto, terminou o Grupo F do torneio na segunda colocação.

O adversário australiano nas oitavas-de-final da Copa será a Itália, que foi eliminada pela Coréia do Sul, então dirigida pelo holandês, na mesma fase no Mundial-02.

Apesar da boa campanha, Hiddink não irá continuar no comando da Austrália após a competição. O treinador já tem contrato com a Rússia e assumirá a seleção européia logo depois do término do torneio.

Leia mais
  • Veja a ficha técnica e o lance-a-lance de Croácia 2 x 2 Austrália

    Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página