Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2006 - 12h56

Ucrânia vence e é o 2º estreante nas oitavas-de-final da Copa

Publicidade

da Folha Online

Com uma vitória por 1 a 0 sobre a Tunísia, com um gol de pênalti, a Ucrânia conseguiu nesta sexta-feira a classificação para a segunda fase da Copa do Mundo pelo Grupo H.

Foi a segunda classificação de um dos estreantes nesta Copa do Mundo, depois de Gana conseguir o mesmo feito pelo Grupo E, na última quinta-feira.

É a primeira vez que uma seleção de um país ex-integrante da antiga União Soviética consegue o feito, e comandada por um ex-atleta do time do bloco soviético, Oleg Blokhin.

A Tunísia, pela quarta vez, despede-se de um Mundial com duas derrotas e um empate, fazendo apenas os três jogos da primeira fase. Tendo participado dos Mundiais de 1978, 1998 e 2002, a Tunísia continua sem participar da segunda fase da competição.

O jogo

A Tunísia, com a necessidade de vencer, deveria ir para cima.
Não parecia. Assim como a Ucrânia, que, mesmo com uma certa segurança em jogar pelo empate, prometia partir para o ataque, o time não foi para cima para conseguir o gol que poderia trazer a vitória.

O lance de maior perigo no primeiro tempo aconteceu aos 43min, com um chute de fora da área de Shelayev, que exigiu a primeira defesa mais firme do goleiro Boumnijel.

No mesmo lance, o atacante Zied Jaziri, tentando desarmar Tymoschuk, deu uma entrada forte, desnecessária, que lhe deu o segundo cartão amarelo da partida --desfalcando seu time não só de um jogador, mas do único atacante em campo.

Na volta para o segundo tempo, a esperada substituição na Tunísia, que poderia trazer o "brasileiro" Francileudo para o campo, não aconteceu.

O jogo, novamente morno, só começou a acontecer aos 20min, com uma cobrança de falta para a Tunísia, em que Ayari colocou um chute rente ao travessão do gol ucraniano, pingando na rede pelo lado de fora.

Na seqüência do lance, Andriy Shevchenko entrou com jogada individual na área e sofreu um duvidoso pênalti ao tentar sair da marcação de Haggui, aos 23min.

O pênalti deu a Shevchenko a oportunidade de marcar seu segundo gol na Copa do Mundo e garantir a classificação para a segunda fase do Mundial com duas vitórias para a Ucrânia.

Aos 34min, Francileudo dos Santos enfim entrou em campo, numa alteração ousada do técnico Roger Lemerre, que colocou também o atacante Ben Saada no lugar do meia Bouazizi.

A alteração apertou um pouco o time ucraniano e fez a Tunísia aparecer um pouco mais no jogo. Uma cobrança de falta completada por Francileudo, de cabeça, aos 46min, trouxe esperança ao banco, mas não conseguiu evitar a derrota de despedida da Tunísia da Copa do Mundo.

Especial
  • Veja a ficha técnica e o lance-a-lance de Ucrânia 1 x 0 Tunísia
  • Veja o perfil da seleção da Ucrânia
  • Veja o perfil da seleção da Tunísia
  • Leia o que já foi publicado sobre o Grupo H
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página