Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2006 - 18h10

Seleções da Concacaf têm pior desempenho na 1ª fase da Copa

Publicidade

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Os representantes da Concacaf tiveram o pior desempenho na primeira fase da Copa do Mundo-06, encerrada nesta sexta-feira. Suas quatro seleções (Costa Rica, Trinidad e Tobago, México e EUA) ganharam só seis dos 36 pontos disputados --16,7%.

A Costa Rica foi eliminada com três derrotas no Grupo A. Trinidad e Tobago (B) e os Estados Unidos (E) somaram um ponto cada um. A melhor performance foi a do México (Chave D), que ganhou quatro pontos e conseguiu passar às oitavas-de-final.

Considerando apenas os jogos entre seleções de confederações diferentes, os europeus conseguiram o melhor aproveitamento --os 14 representes do continente faturaram 63 dos 90 pontos possíveis --70%.

Muito próximo deste percentual ficou a América do Sul, com 69,4% de aproveitamento. O Brasil ganhou os nove pontos possíveis. A Argentina somou sete. O Equador obteve seis. E o Paraguai, único que não avançou às oitavas-de-final, faturou três.

A Ásia teve o segundo pior desempenho, ganhando apenas sete dos 36 pontos possíveis --19,4%. Irã, Arábia Saudita e Japão ganharam um ponto cada um, e a Coréia do Sul, quatro. Nenhum asiático passou à segunda fase.

A África, após um início ruim no Mundial, melhorou seu desempenho e conquistou 12 dos 45 pontos disputados --26,7%. Do continente, o único classificado para as oitavas-de-final foi Gana, que será rival do Brasil.

Leia mais
  • Após novo fracasso, Lemerre já é o 2º "pior" técnico das Copas
  • Pela 1ª vez, 4 seleções chegam às oitavas da Copa com 100%

    Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página