Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2006 - 21h11

Copa fecha 1ª fase, e França, Suíça e Ucrânia garantem últimas vagas

Publicidade

da Folha Online

O último dia da fase de grupos da Copa do Mundo viu Zidane e a França respirarem aliviados com a vitória de 2 a 0 sobre o Togo, resultado que classificou a seleção européia às oitavas-de-final, redimindo-se do fracasso de 2002, quando o time tinha sido eliminado na primeira fase do Mundial.

Os jogos desta sexta também confirmação as classificações da Ucrânia, pelo Grupo H, e da Suíça, pelo Grupo G. Por sinal, as duas seleções vão se encontrar nas oitavas-de-final --a Suíça foi a única equipe que terminou a primeira fase sem levar gols.

A Ucrânia confirmou sua vaga ao vencer a Tunísia por 1 a 0, com gol de Andriy Shevchenko, após a marcação de um pênalti duvidoso para sua equipe. Mas a revolta dos tunisianos pouco efeito teria, já que o empate também eliminaria a seleção africana do torneio.

No outro jogo da Chave H, a Arábia Saudita perdeu para os espanhóis, que já estavam classificados, também por 1 a 0. Mesmo com time reserva, a Espanha fechou o grupo com três vitórias, sendo uma das quatro equipes que terminaram com 100% na primeira fase.

Nos jogos do Grupo G, os desacreditados franceses viram, enfim, a seleção de seu país voltar a ganhar uma partida da Copa do Mundo após cinco jogos. Com o triunfo contra Togo, a França garantiu o segundo lugar do Grupo G e vai pegar a Espanha nas oitavas-de-final.

Destaque para Vieira, que fez aniversário nesta sexta, e abriu caminho para a vitória francesa ao anotar o primeiro gol. Outro aniversariante do dia, o meia Zidane, teve que torcer de fora, já que não pôde jogar por estar suspenso --dois cartões amarelos.

Thierry Henry completou os 2 a 0 para os franceses, mandando os togoleses de volta para a África sem nenhum ponto em sua primeira Copa do Mundo. O Togo foi uma das três seleções que não somaram nenhum ponto no torneio --as outras foram a Sérvia e Montenegro e a Costa Rica.

Já os suíços provaram que, mesmo contra a velocidade dos asiáticos que surpreenderam na última Copa do Mundo, sua defesa é mais eficaz e suas tentativas para o gol, melhores aproveitadas. A vitória de 2 a 0 contra a Coréia do Sul garantiu a Suíça o primeiro lugar.

Os suíços também mostraram raça. Senderos, que saiu de campo com o rosto cortado após a brusca cabeçada no lance de seu gol --em choque com um defensor sul-coreano--, voltou com um curativo e depois saiu novamente, para não voltar, com o braço machucado numa queda.

Seleção do dia (eleita pela equipe da Folha Online): Agassa (TOG); Sagnol (FRA), Senderos (SUI), Juanito (ESP) e Shelayev (UCR); Tymoschuk (UCR), Vieira (FRA), Malouda (FRA); Hakan Yakin (SUI) e Henry (FRA).
Técnico: Jakob Kuhn.

Duelos das oitavas-de-final
Alemanha x Suécia
Argentina x México
Inglaterra x Equador
Portugal x Holanda
Itália x Austrália
Suíça x Ucrânia
Brasil x Gana
Espanha x França

Leia mais
  • Espanha passa pela Arábia e tem melhor início de sua história
  • Ucrânia vence e é o 2º estreante nas oitavas-de-final da Copa
  • França vence Togo, conquista vaga e prolonga carreira de Zidane
  • Com defesa invicta, Suíça vence Coréia e fica em primeiro no Grupo G

    Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página