Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2006 - 07h15

Nova "família Scolari" tem agregado e é o único time com 24 jogadores

Publicidade

EDUARDO VIEIRA DA COSTA
Editor de Esporte da Folha Online, em Munique

A nova versão da "família Scolari", fórmula que fez sucesso na Copa-2002, quando Luiz Felipe Scolari fez grande esforço para unir a seleção brasileira e conquistou o pentacampeonato, tem até um agregado.

O treinador gaúcho, que nesta quarta tenta levar Portugal pela primeira vez na história a uma final de Copa do Mundo, em jogo contra a França, em Munique, disse que a equipe portuguesa é a única que conta com 24 jogadores --a Fifa permite a inscrição de apenas 23.

O 24º membro da "família" é o zagueiro Jorge Andrade, que ficou de fora da convocação devido a uma contusão, mas que vem acompanhando o time na Alemanha.

O treinador fez questão de levá-lo junto com o grupo por considerá-lo "extremamente útil também fora de campo, nos vestiários".

Confiante nesse clima de união e de entrega de todos, Scolari disse não ter receio de colocar em campo nesta quarta os cinco atletas que estão pendurados com um cartão amarelo --Ricardo, Ricardo Carvalho, Figo, Maniche e Nuno Valente.

"Se tu vens numa competição com um grupo de 24 atletas, e nós somos a única seleção com 24 atletas, é sinal de que confia em todos os jogadores. Cada um faz seu trabalho e, no dia em que não puder, entra outro normalmente. Por isso é que eles foram convocados. Se acontecer um cartão, não tem problema algum", disse Scolari.

Ouça Scolari falando do seu grupo de jogadores

"Para chegar à final, tem que ganhar a semifinal. Não adianta ficar condicionado, não jogar de uma forma normal e perder. Aí não vai jogar a final", continuou.

O discurso da união total também atingiu os jogadores. "Ficamos neste ano mais juntos do que com nossas famílias. A seleção é nossa segunda família. E, se pudesse resumir em uma palavra o trabalho de Scolari e nosso sucesso, seria família", disse o goleiro Ricardo.

"Envolvimento é o que faz chegar a outros patamares", resumiu Scolari.

Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página