Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2006 - 18h34

Alemanha volta a falhar contra um campeão mundial

Publicidade

da Folha Online

A seleção alemã voltou a falhar contra um campeão mundial, nesta terça-feira, ao perder da Itália por 2 a 0, em Dortmund, pelas semifinais da Copa do Mundo. Com o revés, a Alemanha ampliou para 14 jogos seu jejum sem ganhar de uma seleção do "primeiro" escalão.

O último triunfo da Alemanha contra um campeão mundial foi contra a Inglaterra, em outubro de 2000, quando ganhou por 1 a 0. Desde então, os germânicos somam nove reveses e cinco empates seguidos contra times que já venceram a Copa do Mundo.

O primeiro jogo da série de insucessos foi em um amistoso contra a França, em fevereiro de 2001. Com um gol de Zinedine Zidane, os franceses venceram por 1 a 0.

A segunda partida da seqüência foi histórica para os alemães: a derrota por 5 a 1 para a Inglaterra, em Munique, foi a segunda maior sofrida pela seleção jogando no país --atrás apenas do 6 a 0 diante da Áustria, em 1931.

Em 2002, a equipe comandada por Rudi Völler jogou mais duas vezes contra campeões mundiais e saiu derrotada em ambas. Em abril, na fase de preparação para a Copa, caiu diante da Argentina, em Stuttgart, por 1 a 0. Na final do torneio, foi derrotada pelo Brasil (2 a 0).

O ano seguinte teve dois novos confrontos, ambos amistosos, contra Itália e França. Mesmo jogando ambas em seu país, os alemães tornaram a perder. Diante da Itália, a derrota foi por 1 a 0. Contra os franceses, o revés foi ainda maior: 3 a 0.

A série continuou com três empates: um contra o Brasil (1 a 1), em 2004, e dois contra a Argentina, ambos por 2 a 2 em 2005. Na semifinal da Copa das Confederações de 2005, novamente contra os brasileiros, os germânicos tornaram a levar a pior: 3 a 2.

O 11º jogo da seqüência inglória foi um empate sem gols com a França, também em 2005. A goleada por 4 a 1 sofrida para a Itália, em março, foi o 12º insucesso dos alemães diante de campeões mundiais. O 13º foi o empate por 1 a 1 contra os argentinos, nas quartas-de-final.

Leia mais
  • Com vitória contra a Alemanha, Itália encerra trauma contra anfitriões
  • Alemanha conhece 1ª derrota jogando em Dortmund
  • Pela 1ª vez desde 78, Copa vê Brasil ou Alemanha fora da final
  • Itália supera "freguesa" Alemanha e vai à sua sexta final de Copa

    Especial
  • Tudo sobre o dia das seleções que disputam o título da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página