Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2006 - 14h49

Itália faz gols com 10 atletas diferentes e iguala feito da França de 82

Publicidade

ANDRÉ LUÍS NERY
THIAGO ARANTES
da Folha Online

A força da seleção italiana, primeira classificada para a final da Copa do Mundo-2006, está no coletivo, tanto que a equipe do técnico Marcello Lippi já balançou as redes na competição com dez jogadores diferentes.

No Mundial alemão, Luca Toni, Vincenzo Iaquinta, Andrea Pirlo, Alberto Gilardino, Filippo Inzaghi, Marco Materazzi, Francesco Totti, Gianluca Zambrotta, Fabio Grosso e Alessandro Del Piero fizeram tentos nos seis jogos da Azzurra.

Além dos dez tentos a favor, a Itália fez um contra --Cristian Zaccardo anotou contra a própria meta no empate por 1 a 1 contra os EUA, na primeira fase. Esta, por sinal, foi única vez que a Azzurra foi vazada nesta Copa.

Com o desempenho, a Itália igualou o feito da França de 1982, que também fez gols com dez atletas --Marius Tresor, Maxime Bossis, Alain Giresse, Bernard Genghini, Michel Platini, Rene Girard, Didier Six, Gerard Soler, Dominique Rocheteau e Alain Couriol.

Os franceses também estiveram perto de repetir o feito em 1986 e em 1998, quando, em ambas as edições, anotaram gols com nove jogadores diferentes. Em 2002, a Alemanha dividiu seus 14 tentos entre oito atletas.

O máximo de jogadores que anotaram gols pelo Brasil em uma edição de Mundial é oito, em 1950, quando Friaça, Ademir, Jair, Chico, Zizinho, Maneca, Baltazar e Alfredo balançaram as redes. Em 1970 e 1982, sete brasileiros fizeram gols em cada edição.

Leia mais
  • Itália está perto de recorde de gols em uma edição de Copa
  • Italianos vão da ópera ao samba depois de vencer alemães
  • Para técnico da Itália, Cannavaro faz Copa do Mundo "inacreditável"

    Especial
  • Opine: quem será o rival da Itália na final da Copa do Mundo?
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página