Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2006 - 12h34

Juiz argentino vai apitar a final da Copa do Mundo

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O árbitro argentino Horacio Elizondo vai apitar a final da Copa do Mundo, entre França e Itália, programada para domingo, a partir das 15h, em Berlim. É a primeira vez que um argentino trabalha na decisão do Mundial.

Elizondo, 42, será auxiliado pelos compatriotas Dario Garcia e Rodolfo Otero. Ele é o primeiro sul-americano a mediar uma decisão de Mundial desde 1986, quando o brasileiro Romualdo Arppi Filho apitou.

Segundo a Fifa, o juiz será o primeiro da história a apitar a partida de abertura e a de encerramento num mesmo torneio (foi ele quem arbitrou o confronto Alemanha 4 x 2 Costa Rica, que abriu esta Copa).

Porém dados da própria entidade mostram que, em 1950, o inglês George Reader apitou o jogo considerado o número um daquela competição, pois na época não havia uma partida oficial de abertura, tradição que só começou em 1966.

Reader mediou Brasil x México (único confronto disputado em 24 de junho daquele ano, primeiro dia da Copa) e também estava na célebre final entre a seleção brasileira e o Uruguai, no Maracanã, em 16 de julho.

Ao lado do mexicano Benito Archundia, Elizondo passa a ter a marca de trabalhar em cinco partidas na mesma Copa.

A decisão de terceiro e quarto lugar, entre Alemanha e Portugal, será mediada pelo japonês Toru Kamikawa, auxiliado por Yoshikazu Hiroshima (Japão) e Dae Young Kim (Coréia do Sul). A partida será disputada no sábado, às 16h (horário de Brasília), em Stuttgart.

Especial
  • França veste branco na final, assim como nas eliminações de Espanha, Brasil e Portugal
  • Taiwan quer manter 20 crianças por dez anos ao Brasil para disputar Copa de 2018
  • "Roubaram o puto", diz jornal português
  • Vote: para quem você vai torcer na decisão?
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página