Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2006 - 18h33

Anfitriã, Alemanha iguala desempenhos de Chile em 62 e Itália em 90

Publicidade

THIAGO ARANTES
da Folha Online

A Alemanha é o terceiro país anfitrião na história das Copas a terminar o torneio em terceiro lugar. Com a vitória deste sábado sobre Portugal, o time comandado por Jürgen Klinsmann repete os desempenhos da seleção chilena de 1962 e da Itália de 1990.

Desacreditada antes do início do torneio, a esquadra tricampeã mundial comemorou o resultado, obtido sob os aplausos de um estádio lotado em Stuttgart.

A história dos Mundiais mostra que os anfitriões costumam se sair bem. Nas 18 edições do torneiro --incluindo a deste ano-- seis seleções venceram jogando em casa.

Nas duas primeiras Copas, em 1930 e 1934, Uruguai e Itália comemoraram diante de suas torcidas. A Inglaterra, em 1966, também fez a festa sob os olhares da rainha e conquistou seu único título até hoje.

A própria Alemanha já se beneficiou do apoio da torcida para conquistar o bicampeonato, há 32 anos. Foi também em casa --nas edições de 1978 e 1998-- que Argentina e França chegaram a seus primeiros títulos.

Apenas duas vezes o país anfitrião foi vice. A primeira foi em 1950, quando o Brasil perdeu por 2 a 1 para o Uruguai e terminou o quadrangular na segunda posição. Oito anos depois o Brasil deu o troco na Suécia e goleou os escandinavos por 5 a 2.

Especial
  • Alemanha vence Portugal por 3 a 1 e fica em terceiro
  • Veja a ficha técnica e o lance-a-lance de Alemanha 3 x 1 Portugal
  • Após derrota, Figo adia definição sobre despedida
  • Emocionado, Kahn anuncia seu último jogo com a seleção
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página