Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2006 - 04h28

A Copa no Mundo: "A história está com eles"

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A imprensa francesa tem como grande destaque neste domingo a final da Copa do Mundo-2006. E o principal enfoque está na despedida de Zidane.

Com a manchete "A história está com eles", o jornal "L'Equipe" diz que "toda a França sonha por sua equipe" e espera uma reedição da final do Mundial-98, quando os franceses derrotaram a seleção brasileira por 3 a 0, com dois gols de Zidane.

"O mundo inteiro parece querer ver o número 10 em sua última exibição, sonhando em rever um bis de França e Brasil", diz o jornal.

"A idéia no ar é que Zidane merece uma saída de classe e para isso a França precisa pelo menos ganhar da Itália. O fato do 'bom-homem' ter conseguido coincidir seu último instante como jogador em uma final de Copa do Mundo diz mais ou menos tudo sobre ele".

Para o jornal, uma vitória francesa colocaria, de uma vez por todas, Zidane entre os grandes nomes da história futebol mundial.

"Uma vitória, dessa vez como capitão, oito anos depois de seus dois gols contra o Brasil lhe daria uma envergadura histórica da qual ninguém mais poderia suspeitar. A simples idéia de que ele triunfaria nessa aposta, aos 34 anos, sem precedente comparável, faz dessa final um jogo à parte".

Segundo o "Le Monde", Zidane está no centro do universo. Todos só falam, pensam e sonham --pela última vez-- com ele no dia da grande final da Copa.

"Ele está em todo lugar, no sorriso das crianças, no coração das mulheres e nos sonhos dos homens. Está nas páginas publicitárias e na capa dos jornais franceses, é lógico, mas também dos italianos, norte-americanos, chineses, todos que cantam a sua glória", afirma o diário.

"Zinedine Zidane vai deixar o mundo do futebol neste domingo, 9 de julho, e antes mesmo de seu último jogo, uma final de Copa do Mundo, o grande cenário do adeus se realiza em todo lugar e em torno dele", acrescenta.

Revanche?

Na Itália, o "Gazzetta dello Sport" jogou a responsabilidade para o time francês. Segundo o jornal, a Copa-2006 não vem sendo boa para as revanches, e a Itália perdeu da França nas últimas duas vezes em que se encontraram em mata-matas.

Com a manchete "A história diz França: verdade?", o diário italiano diz que "o Mundial das revanches foi mal: os 'Bleus' [França] bateram o Brasil novamente, nós a Alemanha, e Portugal a Inglaterra". E acrescenta, para preocupação da torcida italiana: "os franceses nos bateram em 1998 e na Eurocopa-2000". Será que tem revanche hoje?

Já o "Corriere della Sera" destaca as declarações do técnico da seleção italiana, Marcello Lippi. Para ele, vai vencer quem tiver "mais fome".

Segundo o jornal, a escalação da Itália pode ter uma novidade: a entrada do experiente atacante Del Piero entre os titulares.

Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página