Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2006 - 10h16

Um milhão de alemães lotam centro de Berlim para comemorar 3º lugar

Publicidade

da Folha Online

Cerca de um milhão de torcedores alemães agradeceram neste domingo, no Portão de Brandenburgo, em Berlim, a participação da seleção nacional na Copa do Mundo --uma campanha que levou um time desacreditado ao 3º lugar da competição.

"Damos as boas-vindas aos campeões do mundo de coração", aclamou Klaus Wowereit, prefeito da cidade de Berlim, com a chegada da seleção alemã ao local da festa.

Jürgen Klinsmann, técnico do time nacional, declarou à multidão que está "muito orgulhoso do trabalho realizado por sua equipe na Alemanha em 2006".

Jan Bauer/AP

Torcedores comemoram a 3ª colocação na Copa



"Muito, muito, muito obrigado! A torcida foi fantástica a cada jogo", disse Klinsmann, que já experimentou, como jogador, a sensação de ganhar o título mundial em campo, jogando pela Alemanha em 1990.

Os jogadores alemães subiram numa tribuna montada especialmente na praça de Berlim, depois dos jogadores chegarem de Stuttgart, onde disputaram o terceiro lugar no último sábado, vencendo Portugal por 3 a 1.

Assim como alguns torcedores, os jogadores e toda a comissão técnica da seleção vestiam camisetas escrito "Obrigado, 82!", dirigindo-se aos 82 milhões de habitantes que hoje tem a Alemanha.

A multidão, em sua maioria vestindo a camiseta da Alemanha, e exibindo bandeiras com as cores do país, recebeu o ônibus dos jogadores ovacionando os atletas, aos gritos de "Alemanha, Alemanha!"

O tráfego no centro da cidade foi fechado --ainda que não estivesse, seria impossível passar de carro, com as ruas abarrotadas-- e cerca de 5 mil policiais a mais no contingente estavam a postos para garantir a segurança da festa.

Os jogadores desfilaram um por um e jogaram bolas de futebol para a multidão, que agradeceu pelo clima de festa compartilhado pelos jogadores alemães.

Torcedores italianos e franceses estavam no meio da multidão, tentando tomar o rumo do Estádio de Berlim, onde acontece a final do Mundial às 15h (horário de Brasília), entre França e Itália.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Após superar adversidades, Itália e França decidem o título mundial
  • Alemanha vence Portugal e deixa Copa com sabor do dever cumprido

    Especial
  • Vote: para que time você vai torcer na final da Copa do Mundo?
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página