Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2006 - 16h14

Buffon não bate recorde de Zenga, mas supera invencibilidade de Leão

Publicidade

da Folha Online

O goleiro italiano Gianluigi Buffon viu sua chance de quebrar o recorde de maior invencibilidade em Copas do Mundo ruir aos 7min do primeiro tempo da decisão do Mundial-2006, neste domingo, em Berlim, quando o meia Zinedine Zidane fez um 1 a 0 para a França.

Buffon, que, antes da final, totalizava 453 minutos sem ser vazado nesta Copa, precisava manter o arco intacto até os 22 minutos do segundo tempo para quebrar o recorde de seu compatriota Walter Zenga, que em 1990 ficou 518 minutos invicto.

Apesar de não ter superado o recorde, Buffon atingiu a quarta maior invencibilidade de um goleiro. Somado os minutos do jogo contra a França, chegou a 460 e superou o brasileiro Emerson Leão, que ficou 456 minutos sem ser vazado em 1978.

O goleiro da Juventus não era vazado desde a segunda rodada do Mundial, no empate por 1 a 1 com os EUA. Até então, o único tento sofrido por Buffon tinha sido marcado contra por Cristian Zaccardo aos 27min do primeiro tempo desse jogo.

Sem contar os acréscimos, Buffon permaneceu os 63min restante do jogo contra os EUA e também os jogos inteiros contra a República Tcheca (primeira fase), Austrália (oitavas), Ucrânia (quartas) e Alemanha (semifinais) sem levar gol.

Além de Zenga, que em 1990 foi vazado pela primeira vez apenas no jogo das semifinais contra a Argentina, Buffon está atrás do inglês Peter Shilton (500 minutos) e do alemão Sepp Maier (475).

Leia mais
  • Fifa "maquia" público de 50 e transforma Copa-06 na de 2ª melhor média
  • Ladrão furta carteira de Pierluigi Collina, mas é pego em metrô
  • Zidane é o 4º jogador a fazer gols em duas finais de Copas

    Especial
  • Vote: para que time você vai torcer na final da Copa do Mundo?
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página