Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2006 - 10h37

Velocista Justin Gatlin aceita pena de 8 anos por doping

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Para evitar ser expulso do esporte, Justin Gatlin, 24, aceitou na terça-feira suspensão de oito anos por doping. O norte-americano igualou em maio o recorde dos 100 m (9s77), mas perderá a marca devido ao teste positivo.

Com isso, o único recordista da prova será Asafa Powell, que repetiu o tempo pela terceira vez na semana passada.

Gatlin já fora flagrado para anfetaminas no Campeonato Norte-Americano juvenil-01. Na ocasião, a Iaaf (entidade que comanda o atletismo) o livrou de suspensão, mas avisou que na próxima ele seria expulso.

Em abril, Gatlin, campeão mundial e olímpico nos 100 m, foi flagrado de novo, em prova no Kansas. Sua urina apresentou alto nível de testosterona, hormônio que, na forma sintética, é um esteróide anabólico.

Gatlin diz não fazer idéia de como a droga apareceu. O técnico Trevor Graham, por sua vez, afirmou que o pupilo foi contaminado por um creme usado em sessão de massagem.

Vinda de Graham, que viu cerca de seis de seus atletas punidos por doping nos últimos anos, a justificativa perdeu credibilidade. Os advogados de Gatlin nem sequer usaram esse argumento na defesa do atleta.

"Em vez de desperdiçar recursos para criar fumaça onde não existia, Gatlin aceitou a exatidão do teste e, em troca de sua cooperação, decidimos por essa pena", comentou Travis Tygart, diretor-geral da Usada.

O abrandamento da punição a Gatlin contraria as idéias defendidas por vários setores do atletismo, abalados pelos constantes escândalos com drogas.

Lamine Diack, presidente da Iaaf, defendeu, no início do mês, o aumento da punição para a primeira ofensa por doping de dois para quatro anos. Ontem, os organizadores das maiores maratonas do mundo --Boston, Londres, Berlim, Nova York e Chicago-- divulgaram que expulsarão de suas provas atletas flagrados mesmo para drogas "leves", como maconha.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atletismo

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página