Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2006 - 14h09

Alonso diz que quer trilhar caminho de Senna na McLaren

Publicidade

da Ansa

O espanhol Fernando Alonso, bicampeão da F-1, afirmou que deseja trilhar o caminho do brasileiro Ayrton Senna e conquistar pelo menos três títulos. O piloto vai trocar a Renault pela McLaren, equipe pela qual Senna conquistou seus três mundiais (1988/90/91) em 2007.

"Aposentar-me com três títulos é o objetivo da minha carreira", disse Alonso, 25, ao canal de TV Telecinco, depois de uma longa festa em São Paulo, para comemorar o seu segundo título consecutivo e também a sua despedida da Renault.

"Ir para a McLaren e não correr na Ferrari me lembra muito o Senna. Ele venceu três títulos e, para mim, me aposentar como tricampeão será o objetivo da minha carreira", continuou Alonso, lembrando que o brasileiro nunca correu para a mítica escuderia italiana.

Apesar de empolgado com a McLaren, a sua próxima escuderia não venceu nenhuma corrida em toda a temporada 2006.

Apesar das queixas recentes contra a Renault, Alonso agradeceu "a toda a equipe pelo trabalho feito, aos pilotos de testes, a Flavio [Briatore], a [Giancarlo] Fisichella e também à Michelin e à Renault pela maneira como enfrentaram as coisas".

Na festa em São Paulo, acompanhado pela noiva, Raquel del Rosario, Alonso, mais emocionado, agradeceu "o carinho da Renault". "Como esta foi minha última corrida com a equipe, quero que saibam que vocês sempre estarão dentro de mim", disse aos presentes.

Na festa, da qual participaram Fisichella e o finlandês Heikki Kovalainen, pilotos da Renault em 2007, foram exibidos vídeos com os detalhes da passagem de Alonso pela escuderia, uma parceria elogiada pela imprensa espanhola, que também manifestou a sua preocupação com o futuro do campeão na McLaren.

Os cumprimentos do rei Juan Carlos e do premier José Luis Rodríguez Zapatero ("é um exemplo para a juventude espanhola"), se unem aos preparativos para a festa em Oviedo, cidade natal de Alonso, e aos elogios da imprensa.

Um recorde absoluto com uma média de 9,3 milhões de telespectadores, acompanhou pela TV na Espanha a "Alonsomania", transmitida também em um telão gigante no estádio Santiago Bernabéu, pouco antes da vitória do Real Madrid por 2 a 0 no clássico contra o Barcelona.

O Real Madrid anunciou inclusive que fechou com "uma escuderia importante" da F-1 para que ostente as cores e o escudo do clube no próximo GP da Espanha, em 13 de maio, justamente em Barcelona, como lembrou irônico o presidente "merengue", Ramón Calderón.

"Imaginávamos que Fernando dedicaria do Brasil a vitória aos madridistas, mas isso não aconteceu. Agora estaremos em contato com ele para que dê o pontapé inicial em um jogo", acrescentou Calderón.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Fernando Alonso
  • Leia mais notícias no especial do Mundial de F-1
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página