Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2006 - 18h20

Campeão, São Paulo mantém escrita nos pontos corridos

Publicidade

FERNANDO STELLA
da Folha Online

Com o título brasileiro conquistado neste domingo após o empate por 1 a 1 contra o Atlético-PR, no Morumbi, o São Paulo manteve uma escrita desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos. A partir de 2003, quando o sistema foi alterado, o clube vencedor do primeiro turno também se sagrou campeão nacional.

O time do Morumbi é o quarto integrante dessa lista, que ainda tem Cruzeiro (2003), Santos (2004) e Corinthians (2005). Nesta temporada, o elenco são-paulino encerrou a primeira parte da competição com 38 pontos. Com duas rodadas para o final do Brasileiro-06, os paulistas somam 74 pontos e não podem mais ser alcançados pelo vice-líder Internacional, que tem 66.

Na primeira edição desse sistema, em 2003, o Cruzeiro assegurou seu título com uma campanha irretocável. Em 46 partidas, o time dirigido Vanderlei Luxemburgo somou 100 pontos, obtendo 31 vitórias. Seu ataque, por exemplo, anotou 102 gols. Essa superioridade cruzeirense foi notada logo no primeiro turno, quando chegou aos 47 pontos.

No ano seguinte, novamente Luxemburgo levava uma equipe ao título nacional. Desta vez, o Santos levantou a taça do Brasileiro, com 89 pontos, numa disputa acirrada contra o Atlético-PR.

O mesmo equilíbrio foi presenciado no primeiro turno. Com 41 pontos, o time da Vila Belmiro dividiu a liderança com Ponte Preta e São Paulo, porém levou vantagem sobre os adversários nos critérios de desempate.

No ano passado, o Corinthians alcançava o título nacional num conturbado torneio que teve partidas anuladas por causa de escândalos na arbitragem. Repleto de estrelas contratadas pela parceira MSI, como Tevez, Carlos Alberto, Nilmar e Roger, o time de Parque São Jorge foi melhor no primeiro turno --39 pontos. No final da competição, somou 81 pontos, apenas três à frente do Internacional.

Hegemonia paulista

Além de manter uma escrita, o título do São Paulo demonstra uma hegemonia paulista dentro do Campeonato Brasileiro desde que passou a ser disputado em pontos corridos. Em quatro edições, três foram vencidas por clubes de São Paulo --antes, Santos e Corinthians.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o São Paulo
  • Leia cobertura completa do Campeonato Brasileiro-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página