Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2006 - 20h05

Formado "em casa", Corinthians empata com o Fluminense

Publicidade

da Folha Online

Se 2006 começou com um time recheado de estrelas bancadas pela MSI, o ano corintiano deve terminar sem astros e com muitos jovens formados no próprio clube. Com sete titulares oriundos de suas categorias de base, o Corinthians empatou por 1 a 1 com o Fluminense, no estádio do Pacaembu, neste sábado, em partida válida pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

Com poucos objetivos no restante da competição --briga por uma vaga na Copa Sul-Americana e sonhava com uma quase impossível classificação para a próxima edição da Taça Libertadores da América--, o técnico Emerson Leão tem aproveitado os inúmeros desfalques da equipe para testar jovens atletas que possam ser úteis no próximo ano.

Neste sábado, Leão não contou com os zagueiros Marinho e Marcus Vinícius e com o meia Renato, suspensos, além dos meias Roger e Ramón, que estão contundidos. Por outro lado, o experiente atacante Amoroso, recuperado de uma lesão no pé direito, retornou ao time.

Assim, garotos como Fagner, William e Wilson tiveram a chance de iniciar o confronto contra o time do Rio de Janeiro. Além dos três jovens, o Corinthians também escalou os mais experientes Marcelo, Betão, Marquinhos e Rosinei, todos crias do próprio clube.

Em situação menos cômoda que a do rival de hoje, já que luta contra o perigo do rebaixamento para a Série B, o Fluminense atuou desfalcado de seu principal jogador na temporada: o lateral-esquerdo Marcelo, da seleção brasileira, que foi negociado com o Real Madrid.

Mesmo precisando somar pontos para aliviar a pressão --tem apenas três pontos de vantagem para a Ponte Preta, que está no grupo do descenso e joga amanhã--, o discurso do Fluminense era claro: uma vitória seria bem vinda, mas um empate também seria considerado um bom resultado. Dessa forma, a equipe do técnico Paulo César Gusmão entrou em campo com o pensamento de, primeiramente, se defender.

Porém, logo aos 3min do primeiro tempo, a tática do Fluminense ruiu. Wilson fez jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para Amoroso. O atacante corintiano trombou com dois defensores e a bola sobrou para Magrão bater forte para vencer o goleiro Ricardo Berna e abrir o marcador para o Corinthians.

Dominado pela movimentação corintiana --principalmente pelo lado direito de sua defesa-- o time do Rio de Janeiro só conseguiu incomodar Marcelo em um lance de bola parada. Aos 17min, Pedrinho bateu falta da entrada da área e obrigou Marcelo a fazer uma importante defesa em um lance em que a bola também tocou na trave.

Após a boa oportunidade, o Fluminense se aproveitou de uma queda no ritmo de jogo corintiano e equilibrou a partida. Mesmo sem apresentar um futebol vistoso, o time treinado por Gusmão encontrou o empate aos 35min, quando Romeu completou cruzamento da direita e, de cabeça, colocou no canto do goleiro do Corinthians.

Para o segundo tempo, Leão promoveu a entrada de mais um jogador de suas categorias de base: o atacante Daniel, que substituiu Amoroso. Logo em seu primeiro lance, aos 2min, o jovem atleta ficou livre na frente de Ricardo Berna, mas não conseguiu concluir para as redes adversárias.

Empolgados pelo bom início na etapa final, os "garotos" do Corinthians foram ao ataque e pressionaram a defesa da equipe do Rio. Aos 19min, William driblou dois marcadores e chutou cruzado. Rafael Moura e Rosinei ainda se atiraram para tentar desviar a finalização, mas não alcançaram a bola.

Com o empate, o Corinthians tem agora 49 pontos e vê praticamente encerrado o sonho da Libertadores.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Corinthians
  • Leia cobertura completa do Campeonato Brasileiro-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página