Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2006 - 18h11

Portuguesa vence jogo dramático e se mantém na Série B

Publicidade

da Folha Online

Com muito sofrimento, a Portuguesa fez sua parte e conquistou a permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. Com um gol de pênalti anotado por Alex Alves, aos 44min do segundo tempo, a Portuguesa derrotou de virada o Sport por 3 a 2, no Recife, na última rodada da competição.

Com o resultado, o time paulista chegou a 45 pontos e evitou o segundo rebaixamento seguido em 2006. Sete meses atrás, a Portuguesa ficou entre os quatro últimos colocados do Campeonato Paulista. Disputará a Série A-2 estadual no próximo ano.

Marco Antonio e Fumagalli anotaram para os pernambucanos, enquanto Preto, Rogério e Alex Alves fizeram os gols que livraram a Portuguesa de mais um descenso no ano.

Se a equipe do Canindê conseguiu se manter na segunda divisão, outro clube paulista, o Guarani, encerrou de forma trágica a pior temporada de sua história.

Campeão brasileiro em 1978, o time de Campinas já havia sido rebaixado à segunda divisão no Campeonato Paulista. Neste sábado, goleou o Vila Nova-GO por 5 a 2, entretanto foi perjudicado por vitórias, por exemplo, da Portuguesa e do CRB. Terminou com 44 pontos.

Com isso, o Guarani repete a pífia participação da dupla baiana Vitória e Bahia em 2006, quando também foram rebaixados à Série C --o Vitória já conquistou nesta temporada o seu acesso, enquanto o Bahia ainda busca uma vaga na segundona do próximo ano.

Além da equipe de Campinas, São Raimundo, Paysandu e Vila Nova-GO foram rebaixados neste sábado para a Série C.

A 38ª rodada da Série B definiu a última vaga na elite. O América-RN fará companhia ao Atlético-MG, Sport e Náutico. Após estar perdendo por 2 a 0, o América-RN reagiu e conseguiu o empate contra o campeão Atlético-MG por 2 a 2, no Mineirão.

O empate era suficiente para que o time potiguar não dependesse de nenhum outro resultado. O América-RN chegou aos 61 pontos, mesma pontuação do Paulista, que venceu o Brasiliense por 4 a 3 --o time potiguar levou vantagem no critério de vitória (19 contra 17 do clube paulista).

Desta forma, o América-RN retorna a elite do futebol nacional. Sua última participação ocorreu em 1998, quando havia ficado na última colocação.

Resultados
Sport 2 x 3 Portuguesa
São Raimundo 2 x 0 Gama
Paysandu 4 x 1 Marília
Vila Nova 1 x 5 Guarani
Ituano 4 x 1 Ceará
CRB 2 x 1 Remo
Atlético-MG 2 x 2 América-RN
Coritiba 4 x 2 Avaí
Brasiliense 3 x 4 Paulista
Santo André 1 x 1 Náutico

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Campeonato Brasileiro da Série B
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página