Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2006 - 18h06

Santos empata com o Vasco e alcança vaga na Libertadores

Publicidade

da Folha Online

O Santos apenas empatou com o Vasco por 1 a 1, no Rio, e encerrá sua participação no Nacional-06 sem vencer fora do Estado de São Paulo. Apesar desse retrospecto negativo, o time de Vanderlei Luxemburgo alcançou de forma antecipada um de seus objetivos no ano: a classificação para a Taça Libertadores de 2007.

Com o empate, o elenco santista chegou aos 61 pontos, três à frente do próprio Vasco, que ainda disputa uma vaga na competição sul-americana. Mesmo que perca na última rodada e o time carioca vença, o Santos ainda teria um triunfo a mais --17 contra 16.

Por outro lado, o time paulista terminará o Brasileiro no próximo domingo sem vencer fora de São Paulo. Como visitante, venceu três jogos, todos na capital paulista --São Paulo, no Morumbi, Palmeiras, no Parque Antarctica, e Corinthians, no Pacaembu. Nas outras 16 partidas longe de seus domínios, acumulou oito derrotas e oito empates.

Agora a meta santista é não disputar a seletiva da Libertadores e entrar direto na fase de grupos. Para isso, necessita de um triunfo diante do lanterna Santa Cruz, na última rodada, na Vila Belmiro. Caso contrário, terá de torcer por um tropeço do Paraná, quinto colocado com 59 pontos, diante do campeão São Paulo, no Sul do País.

O fracasso do clube paranaense também é o desejo do Vasco, que não depende mais apenas de suas forças para ir à Libertadores. No próximo domingo, precisa "secar" o rival e ganhar do Figueirense, em Florianópolis.

O jogo

Com as duas equipes na briga por uma vaga na Libertadores, seria natural um duelo equilibrado. E foi o que ocorreu em toda a etapa inicial. Muita marcação e pouca criatividade. O Santos, no entanto, foi eficiente em sua primeira grande oportunidade no confronto.

Aos 22min, após cobrança de escanteio de Zé Roberto, o zagueiro Domingos subiu mais alto do que a defesa vascaína e fez o primeiro gol da equipe paulista. Atrás no placar, o Vasco decidiu, enfim, partir para o ataque. Mesmo de forma organizada, se tornou mais perigoso.

De tanto insistir, chegou ao empate, aos 39min, com o atacante Leandro Amaral, que aproveitou rebote de um chute de Ramon e tocou no canto esquerdo do goleiro Fábio Costa.

Com a necessidade de uma vitória para ficar perto do torneio sul-americano, o Vasco decidiu pressionar o Santos desde o começo do segundo tempo. Ficou o maior tempo com a posse de bola, porém repetiu a afobação da primeira etapa. Como resultado disso, quase não levou perigo ao gol de Fábio Costa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Santos
  • Leia cobertura completa do Campeonato Brasileiro-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página