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28/11/2006
-
11h00
da Folha de S.Paulo
A temporada 2007 da F-1 só começa oficialmente no dia 16 de março, com os primeiros treinos para o GP da Austrália. Mas hoje, em Barcelona, 10 das 11 equipes que disputarão o próximo Mundial começam a esboçar o que será a categoria no ano que vem, o primeiro pós-Michael Schumacher.
Dentre os pilotos apontados como possíveis protagonistas da próxima temporada, Felipe Massa sai na frente de seus concorrentes. O brasileiro da Ferrari é o único que participa hoje da primeira de três sessões de testes coletivos da F-1 que acontecem até o final do ano.
Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, por razões contratuais, só devem testar com suas novas equipes em janeiro.
Além de ver seus rivais longe das pistas, Massa ainda pode comemorar o fato de ser o único dos três que permanece na mesma equipe no ano que vem, portanto já conhece a estrutura do time. Fora isso, é também o único que já tem experiência com os pneus Bridgestone --pela primeira vez desde 2001 a categoria voltará a ter só um fornecedor de compostos.
O brasileiro, que já disputou quatro temporadas na F-1, não parece se assustar com o fato de poder ser considerado um dos postulantes ao título. Pelo contrário. "Como fui capaz de vencer o GP Brasil, certamente não posso dizer que não sou capaz de vencer o Mundial no futuro", disse o brasileiro à imprensa italiana na semana passada. "Vou trabalhar duro para isso."
Já o bicampeão Alonso, apesar de impedido de treinar com a McLaren, não quer perder tempo. Já visitou a fábrica de sua nova equipe em Woking e até experimentou o banco do carro --o espanhol teria achado o cockpit muito alto e já teria até pedido algumas alterações.
O maior empecilho para Alonso conseguir sua liberação em 2006 não é a Renault --com quem tem contrato até 31 de dezembro--, e sim a Michelin.
A fornecedora francesa de pneus, que estará de fora do Mundial de 2007, não vê com bons olhos a idéia de Alonso, campeão com seus compostos, participar de testes com os da rival Bridgestone --por contrato, a McLaren já tem de testar com os pneus japoneses.
Raikkonen, também vetado para treinar com a Ferrari, disse em sua última aparição oficial pela McLaren que vai aproveitar as férias "forçadas" na Finlândia, mas que continuará se exercitando caso a escuderia inglesa resolva liberá-lo subitamente. "Adoraria poder testar a Ferrari antes do fim do ano. Mas por enquanto vou me mantendo em forma", falou.
Sem poder contar com Raikkonen na Espanha, a Ferrari usará Massa e seus pilotos de testes, Luca Badoer e Marc Gené. A McLaren, sem Alonso, terá Lewis Hamilton --dupla do espanhol em 2007--, além de Pedro de la Rosa e Gary Paffett.
A Renault, atual bicampeã do Mundial de Construtores, também não terá seu duo titular. Nelsinho Piquet testará ao lado do titular Heikki Kovalainen.
A única equipe que não estará em Barcelona para os três dias de testes será a Spyker, que disse preferir economizar dinheiro para o ano que vem.
Outra ausência será a do inglês Jenson Button, da Honda, que quebrou duas costelas em uma corrida de kart. Segundo o time, a prova fazia parte de sua preparação. Rubens Barrichello treinará ao lado de Christian Klien e James Rossiter.
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Massa larga na frente de rivais nos testes da F-1
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A temporada 2007 da F-1 só começa oficialmente no dia 16 de março, com os primeiros treinos para o GP da Austrália. Mas hoje, em Barcelona, 10 das 11 equipes que disputarão o próximo Mundial começam a esboçar o que será a categoria no ano que vem, o primeiro pós-Michael Schumacher.
Dentre os pilotos apontados como possíveis protagonistas da próxima temporada, Felipe Massa sai na frente de seus concorrentes. O brasileiro da Ferrari é o único que participa hoje da primeira de três sessões de testes coletivos da F-1 que acontecem até o final do ano.
Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, por razões contratuais, só devem testar com suas novas equipes em janeiro.
Além de ver seus rivais longe das pistas, Massa ainda pode comemorar o fato de ser o único dos três que permanece na mesma equipe no ano que vem, portanto já conhece a estrutura do time. Fora isso, é também o único que já tem experiência com os pneus Bridgestone --pela primeira vez desde 2001 a categoria voltará a ter só um fornecedor de compostos.
O brasileiro, que já disputou quatro temporadas na F-1, não parece se assustar com o fato de poder ser considerado um dos postulantes ao título. Pelo contrário. "Como fui capaz de vencer o GP Brasil, certamente não posso dizer que não sou capaz de vencer o Mundial no futuro", disse o brasileiro à imprensa italiana na semana passada. "Vou trabalhar duro para isso."
Já o bicampeão Alonso, apesar de impedido de treinar com a McLaren, não quer perder tempo. Já visitou a fábrica de sua nova equipe em Woking e até experimentou o banco do carro --o espanhol teria achado o cockpit muito alto e já teria até pedido algumas alterações.
O maior empecilho para Alonso conseguir sua liberação em 2006 não é a Renault --com quem tem contrato até 31 de dezembro--, e sim a Michelin.
A fornecedora francesa de pneus, que estará de fora do Mundial de 2007, não vê com bons olhos a idéia de Alonso, campeão com seus compostos, participar de testes com os da rival Bridgestone --por contrato, a McLaren já tem de testar com os pneus japoneses.
Raikkonen, também vetado para treinar com a Ferrari, disse em sua última aparição oficial pela McLaren que vai aproveitar as férias "forçadas" na Finlândia, mas que continuará se exercitando caso a escuderia inglesa resolva liberá-lo subitamente. "Adoraria poder testar a Ferrari antes do fim do ano. Mas por enquanto vou me mantendo em forma", falou.
Sem poder contar com Raikkonen na Espanha, a Ferrari usará Massa e seus pilotos de testes, Luca Badoer e Marc Gené. A McLaren, sem Alonso, terá Lewis Hamilton --dupla do espanhol em 2007--, além de Pedro de la Rosa e Gary Paffett.
A Renault, atual bicampeã do Mundial de Construtores, também não terá seu duo titular. Nelsinho Piquet testará ao lado do titular Heikki Kovalainen.
A única equipe que não estará em Barcelona para os três dias de testes será a Spyker, que disse preferir economizar dinheiro para o ano que vem.
Outra ausência será a do inglês Jenson Button, da Honda, que quebrou duas costelas em uma corrida de kart. Segundo o time, a prova fazia parte de sua preparação. Rubens Barrichello treinará ao lado de Christian Klien e James Rossiter.
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