Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2006 - 15h41

Inter defende invencibilidade brasileira em Mundias de Clubes da Fifa

Publicidade

RAFAEL REIS
da Folha Online

Campeão das duas edições do Campeonato Mundial de Clubes da Fifa, o futebol brasileiro pode conquistar pela terceira a vez a competição neste domingo, quando o Internacional enfrenta o Barcelona, a partir das 8h20 (horário de Brasília), em Yokohama, no Japão.

Além de manter a hegemonia do país no torneio com representantes de todos os continentes, a equipe gaúcha entrará em campo com a missão de dar continuidade à invencibilidade do Brasil na competição realizada pela entidade que controla o futebol mundial.

Até o momento, as equipes brasileiras já disputaram dez partidas na competição da Fifa e venceram oito desses compromissos. Nas outras duas oportunidades, os jogos terminaram empatados.

A primeira dessas partidas ocorreu na segunda rodada da fase de grupos do Mundial de 2000, disputado aqui no Brasil. No empate por 2 a 2 entre Corinthians e Real Madrid, o francês Nicolas Anelka anotou os dois tentos dos espanhóis, enquanto Edílson marcou os gols da equipe paulista.

O outro empate nacional aconteceu na decisão do mesmo torneio, quando dois times brasileiros, Corinthians e Vasco, ficaram no 0 a 0 durante o tempo normal e a prorrogação. Nos pênaltis, o clube de São Paulo se saiu melhor e conquistou o inédito título de campeão mundial.

No ano passado, o São Paulo sofreu para se tornar a segunda equipe a vencer o torneio. Em sua estréia, apresentou um fraco futebol na vitória por 3 a 2 sobre os sauditas do Al Ittihad. Já na decisão, foi pressionado pelo Liverpool, da Inglaterra, mas triunfou graças a um gol do volante Mineiro.

A última vitória de um brasileiro no Mundial também foi obtida de uma maneira dramática. Nas semifinais da competição desse ano, o Internacional abriu o marcador contra o Al Ahly, do Egito, mas cedeu o empate no começo da etapa final e só chegou à vitória graças a um gol de Luiz Adriano em um lance de bola parada.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Mundial de Clubes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página