Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2006 - 17h46

Franck Caldeira vence a prova masculina da São Silvestre-06

Publicidade

da Folha Online

Desfalcada de Marílson Gomes dos Santos e Robert Cheruiyot, que dominaram a prova nos últimos quatro anos, a edição 2006 da tradicional corrida de São Silvestre, disputada neste domingo, em São Paulo, teve o mineiro Franck Caldeira como vencedor.

Na prova feminina, disputada pouco antes, a vitória também havia ficado com uma atleta nacional: Lucélia Peres, que, assim como Caldeira, é natural de Minas Gerais.

Esta foi a terceira vitória brasileira nos últimos quatro anos --Marílson, ganhador da Maratona de Nova York deste ano, venceu em 2003 e 2005, enquanto o queniano Cheruiyot conquistou a prova em 2004.

Para se tornar o sétimo atleta nacional a vencer a São Silvestre em sua fase internacional --iniciada em 1945--, Caldeira derrotou Clodoaldo Gomes da Silva, que terminou na segunda colocação. O terceiro lugar ficou com Paulo Alves dos Santos, garantindo a "trinca" brasileira.

Apontado como principal favorito ao título, Caldeira não demorou para assumir a liderança da prova. O atleta mineiro se destacou desde o km 4 da corrida paulistana e rapidamente abriu uma grande diferença para os seus adversários.

Com a disputa pela vitória praticamente definida desde a primeira metade da prova, a maior briga da São Silvestre passou a ser pela segunda colocação, que era disputada por João N'Tyamba e Javier Guarin. No entanto, vindo de trás, o segundo posto ficou com Clodoaldo Gomes.

O tempo de 44min06s obtido por Caldeira não superou a marca de 43min12s obtida pelo queniano Paul Tergat, pentacampeão da São Silvestre. em 1995.

Pela vitória de hoje, o atleta brasileiro, que venceu duas edições da Volta da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), irá receber R$ 21 mil.

Confira a relação dos cinco primeiros colocados
1. Franck Caldeira (BRA) - 44min06s
2. Clodoaldo Gomes da Silva (BRA) - 45min13s
3. Paulo Alves dos Santos (BRA) - 45min16s
4. Javier Guarin (COL) - 45min20s
5. João N'Tyamba (ANG) - 45min21s

Especial
  • Leia a cobertura completa da São Silvestre-06
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página