Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2007 - 10h39

Corinthians quer manter atacante Nilmar no "paralelo"

Publicidade

EDUARDO ARRUDA
RICARDO PERRONE
da Folha de S.Paulo

A diretoria do Corinthians se reúne com o estafe de Nilmar preparada para ouvir um pedido financeiro que faça as pazes entre as partes. Em reunião hoje, o empresário do atacante, Orlando Da Hora, deve colocar um preço para encerrar as discussões em torno da permanência do atleta no clube.

O agente, entre outras reivindicações, cobra luvas de R$ 1,8 milhão para ele pela transferência de Nilmar à equipe do Parque São Jorge.

O time está disposto a fazer um acordo, mas teme que o acerto seja em vão em razão da disputa pelo atleta na Fifa. A entidade pode definir a questão até o final da próxima semana, de acordo com o advogado de Nilmar, Breno Tannuri.

À Folha a Fifa informou que não há previsão para o julgamento do caso. O raciocínio dos corintianos é que, como os representantes de Nilmar têm documento do Lyon protocolado na Federação Francesa liberando o atleta, os direitos sobre o jogador pertencem a eles.

O Corinthians tem decisão da Justiça que prorrogou o contrato de trabalho do atacante até o final do ano, já registrado na CBF. O advogado de Nilmar não recorreu nem pretende recorrer da sentença.

Ele argumenta que apenas isso prende o atleta no país e que a Fifa, em caso de decisão desfavorável aos corintianos, não tem jurisdição sobre as decisões da Justiça brasileira.

O problema é que, enquanto o clube alega ter vínculo com o atleta à Justiça brasileira, a estratégia de defesa é outra na ação que corre na Fifa.

O advogados que representam o clube na entidade e têm bom relacionamento com Kia Joorabchian alegam que o Corinthians não tem vínculo com Nilmar, o que livraria o clube de pagar 8 milhões ao Lyon.

Os franceses, que inicialmente cobravam esse valor, agora pedem o retorno do atleta. Segundo a Folha apurou, Kia não quer a permanência de Nilmar no Parque São Jorge e não se importa em perder a ação. Poderia, depois, fazer um acerto com o Lyon.

O próprio Da Hora disse que, se Nilmar não seguir no Corinthians, tem "99% de chances" de ir para o Flamengo, clube que tem um acerto com o iraniano para receber jogadores.

O estafe de Nilmar, no entanto, discorda dessa postura dúbia na estratégia jurídica.

O agente do atleta, que chegou a dizer que ele não voltaria a jogar no clube, voltou atrás após duas reuniões com os corintianos na semana passada.

"O Nilmar tem interesse em continuar no Corinthians. É uma bobagem achar que ele quer sair. Ele se apresentou, fez os testes e está em Jarinu. Não me parece atitude de quem não quer continuar", disse Tannuri.

O julgamento do atleta na Fifa deve ocorrer em uma câmara chamada "status player", que discute problemas entre clubes. Decidem o caso oito representantes de clubes e oito representantes de jogadores.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Corinthians
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página