Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2007 - 00h49

Brasil vence Colômbia, conquista Sul-Americano e vaga em Pequim

Publicidade

da Folha Online

Tranqüila em campo, a seleção brasileira sub-20 venceu a Colômbia por 2 a 0, na madrugada desta segunda-feira, no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, no Paraguai, e conquistou o título do Sul-Americano.

A seleção do técnico Nelson Rodrigues já tinha conquistado a vaga para os Jogos de Pequim antes mesmo de entrar em campo. A vitória do Paraguai sobre o Chile por 3 a 2, no primeiro jogo da rodada tripla do domingo, já assegurava ao Brasil, mesmo com uma possível derrota, pelo menos a segunda colocação no torneio.

Apenas os dois primeiros times do Sul-Americano asseguravam vaga para as Olimpíadas. O outro país a se classificar foi a Argentina, que com um gol nos acréscimos venceu o Uruguai por 1 a 0.

Antes do início do jogo contra os colombianos, o Brasil tinha oito pontos, um a menos que a Argentina, e precisava apenas de um empate para conquistar o título do Sul-Americano --tinha saldo de gols superior ao dos argentinos.

Com a vitória desta segunda, o Brasil encerrou o campeonato com 11 pontos, dois a mais do que a Argentina.

Brasil Argentina serão os únicos sul-americanos em Pequim, mas terão a companhia de Uruguai e Chile, respectivamente terceiro e quarto colocados, no Mundial sub-20 que acontecerá este ano no Canadá.

A última participação brasileira no futebol nas Olimpíadas foi nos Jogos de Sydney, em 2000, quando a seleção do técnico Vanderlei Luxemburgo foi eliminada por Camarões. Em 2004, o time comandado por Ricardo Gomes perdeu a vaga no Pré-Olímpico após uma derrota por 1 a 0 para o Paraguai.

O jogo

Sem responsabilidade com a vitória para chegar a Pequim, o Brasil entrou relaxado e jogava tranqüilo. O time tocava a bola fácil, sem se precipitar.

Em jogada bem trabalhada, aos 14min, a seleção tocou bola até achar o zagueiro Anderson, na esquerda, livre para concluir, mas chutou em cima do goleiro colombiano.

O Brasil conseguiu abrir o placar aos 24min, através de Lucas, um dos destaques do time na competição. O volante do Grêmio partiu da intermediária e se livrou da marcação para chutar forte, da entrada da área, no ângulo esquerdo do goleiro colombiano: 1 a 0.

O segundo gol quase saiu quatro minutos depois. Luís Adriano chutou de fora, a bola bateu na trave e sobrou para Edgar, que mesmo sem goleiro, chutou por cima do gol.

No fim da primeira etapa, a tranqüilidade brasileira se transformou em acomodação, e os colombianos chegaram a assustar, como uma bola no travessão aos 39min.

O segundo gol veio aos 45min. Edgar recebeu bola livre e tocou com tranqüilidade para o fundo das redes: 2 a 0.

Depois do intervalo, o Brasil limitou-se a administrar o resultado obtido no primeiro tempo. A Colômbia chegou a marcar aos 36 minutos, mas o lance foi invalidado pelo árbitro Víctor Rivera.

Nos minutos finais, o estádio foi tomado pelo som do "Hino Nacional" cantado pelos torcedores brasileiros.

"A gente sempre acreditou na equipe e no título e temos que agradecer a Deus por este título maravilhoso", afirmou o técnico Nelson Rodrigues após a partida.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Sul-Americano sub-20
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página