Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2007 - 09h00

Invicto na seleção, Dunga encara Portugal do "professor" Scolari

Publicidade

da Folha Online

Os dois são gaúchos e têm como característica priorizar um grupo de atletas aos valores individuais. Comandando a seleção brasileira, o técnico Dunga encara às 18h (horário de Brasília) desta terça-feira o seu "professor" Luiz Felipe Scolari, técnico de Portugal, em partida amistosa disputada no Emirates Stadium, em Londres.

Quando assumiu o comando da seleção européia, em 2003, Scolari "comprou briga" com alguns dos principais astros da equipe, como o goleiro Vítor Baia, o meio-campista Rui Costa e o atacante Luís Figo. Caminho semelhante tem percorrido Dunga, técnico do Brasil desde o final da Copa do Mundo.

Com o fracasso no Mundial, o gaúcho decretou o fim da "era da estrelas" na seleção: "aposentou" Cafu, sacou Ronaldo das convocações e colocou importantes nomes como Kaká e Ronaldinho no banco.

O astro do Barcelona, eleito o melhor jogador do mundo em 2004 e 2005, é, inclusive, uma das baixas da seleção brasileira para a partida de hoje. Ronaldinho sofreu estiramento na panturrilha da perna direita, contra o Zaragoza, no meio de semana da última semana, e foi desconvocado.

"Não importa quem é cortado. O Brasil conta com jogadores suficientes para montar três, quatro ou cinco times de primeiro nível", afirmou Scolari sobre os desfalques do adversário --o zagueiro Alex, do PSV Eindhoven, e o atacante Robinho, do Real Madrid, também estão fora.

Se Ronaldinho não enfrenta Portugal, outro remanescente do "quarteto mágico" da Copa está de volta. Após uma péssima fase na Inter de Milão, Adriano voltou a marcar gols e assegurou a sua primeira chance na seleção na "era Dunga".

"Ele passou por um período de problemas, mas voltou ao caminho certo e isso [a convocação] é uma forma de incentivá-lo ainda mais", explicou o treinador sobre a convocação do atleta.

Para a partida de hoje, Dunga deve manter a base que permanece invicta após o Mundial. Desde agosto, o time nacional disputou seis partidas e só não venceu uma --empate por 1 a 1 com a Noruega, logo na estréia do técnico.

Portugal

Ocupando apenas a quarta colocação no Grupo A das eliminatórias para a Eurocopa-08, a seleção portuguesa aposta em Cristiano Ronaldo para superar os brasileiros e readquirir a confiança do time.

O jovem meia-atacante, que completou 22 anos na segunda-feira, é o principal nome do Manchester United, que lidera o Campeonato Inglês, e aparece no topo da lista de possíveis transferências de Barcelona e Real Madrid.

Outro dos destaques portugueses, o meio-campista Deco, que nasceu no Brasil, tem bons motivos para acreditar em um bom resultado na partida de hoje. Sua estréia na seleção européia aconteceu justamente no último confronto entre as duas equipes, em 2003, quando o então jogador do Porto marcou o segundo gol da vitória por 2 a 1.

BRASIL
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Gilberto; Edmílson, Gilberto Silva, Elano e Kaká; Rafael Sobis e Fred.
Técnico: Dunga

PORTUGAL
Ricardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade e Caneira; Petit, Tiago, Deco e Cristiano Ronaldo; Quaresma e Postiga.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Local: estádio Emirates, em Londres
Horário: 18h (de Brasília)
Juiz: Martin Atkinson (ING)

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a seleção brasileira
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página