Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2007 - 11h00

NBA fecha com o YouTube e distribuirá vídeos pela internet

Publicidade

ADALBERTO LEISTER FILHO
da Folha de S.Paulo

A NBA entrou em acordo para permitir veiculação de imagens dos jogos da liga de basquete no YouTube. Pelo contrato, anunciado ontem, o site de compartilhamento de vídeos pela internet criará um canal especial para os fãs da NBA.

Com a oficialização do acordo, a liga irá fornecer os vídeos desse canal, terá autonomia para retirar do ar imagens enviadas por internautas e irá incentivar os torcedores a mandarem suas filmagens. As dez melhores da semana serão veiculadas em programa especial.

"Procuramos maneiras novas e interessantes de entreter nossos fãs, e o YouTube possui audiência fantástica no mundo", destacou Steve Grimes, vice-presidente de serviços interativos da NBA, em entrevista ao diário "New York Times".

Ele acrescenta que o canal pedirá participação dos torcedores. "É um modo de os fãs dividirem sua paixão pelo jogo com outras pessoas. Isso faz com que nossa estratégia para o YouTube seja diferente da que seguimos no [site] NBA.com."

Em novembro, o YouTube já entrara em acordo com a NHL, a liga americana de hóquei --detalhes não foram divulgados. "Vemos isso como uma tendência. Foram os dois primeiros contratos que assinamos, mas não serão os últimos", comentou Chris Maxcy, diretor de desenvolvimento de negócios do YouTube.

No Brasil, tal acordo é festejado pelos internautas mais assíduos das partidas da NBA.

"O YouTube democratizou os vídeos, mas lógico que entendo o lado da NBA, que tem direito de angariar fundos por imagens que lhe pertencem", opina Fábio Balassiano, colunista do site Rebote.org.

O advogado Bruno Lima, que já manteve blog de basquete, também vê os dois lados da questão. "Para o internauta é ótimo a facilidade. Mas tem que haver algum tipo de acordo."

Por conta das possíveis desavenças, havia o receio de que tais vídeos sumissem da rede.

"O YouTube costuma retirar vídeos do ar quando solicitado como no caso da [modelo Daniella] Cicarelli. Tive receio de que muitas imagens históricas que havia encontrado fossem sumir", diz Rodrigo Alves, que também escreve no Rebote.org.

Uma das preciosidades garimpadas por Alves foram pequenos vídeos com "aulas" dadas por Michael Jordan sobre fundamentos do basquete.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre basquete
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página