Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2007 - 11h40

Nadador Scherer, 32, anuncia aposentadoria antes do Pan-07

Publicidade

da Folha Online

Detentor de duas medalhas olímpicas e dez pan-americanas, o nadador Fernando Scherer, 32, o Xuxa, anunciou nesta quinta-feira a sua aposentadoria, a menos de quatro meses do início dos Jogos Pan-Americanos-07, que será realizado no Rio de Janeiro.

Com poucos resultados expressivos recentes, Xuxa alegou que não conseguia mais encontrar motivação suficiente para continuar competindo profissionalmente.

Reuters

Scherer anuncia aposentadoria

"Eu sei exatamente o quanto eu precisaria me dedicar para supera minhas marcas, mas não tenho mais a motivação necessária para agüentar essa rotina de treinos", explicou.

"É bem complicado. Eu não estava esperando fazer esse anúncio nem hoje e nem daqui a cinco anos", disse.

Ele participaria de seu quarto Pan. Estreou em Mar del Plata-95, quando conquistou quatro medalhas. No ano seguinte, subiria pela primeira vez no pódio olímpico. Nos Jogos de Atlanta-96, ficou com o bronze na prova dos 50m livre. Também em 1996, ajudou a equipe brasileira a bater o recorde mundial do revezamento 4 x 100 m livre em piscina curta.

Talentoso, viu o reconhecimento do seu trabalho em 1998, quando foi eleito o melhor nadador do mundo pela revista especializada "Swimworld".

Vivendo uma grande fase, era uma das principais esperanças brasileiras para a Olímpiada de Sydney (AUS), em 2000. No entanto, enfrentando problemas físicos, conseguiu "apenas" outra medalha de bronze, no revezamento 4 x 100 m livre.

Já veterano, conquistou o seu terceiro ouro consecutivo na prova dos 50 m livre do Pan-Americano de Santo Domingo, em 2003, ao superar o favoritismo do norte-americano Gary Hall Jr.

A aposentadoria de Xuxa põe fim a uma das mais talentosas gerações da natação brasileira. Scherer foi, ao lado de Gustavo Borges, o grande nome do país no esporte na década de 1990.

Impulsionado pelo bom desempenho dos seus ídolos, o nova geração tenta recuperar o espaço deixado por seus antecessores. Nomes como Thiago Pereira, César Cielo Filho e Gabriel Mangabeira disputam a partir do dia 17 de março a 12ª edição do Mundial de Esportes Aquáticos, em Melbourne (AUS).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Campeonato Inglês
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página