Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2007 - 20h29

Lista de Romário tem jogos festivos, categorias de base e partida anulada

Publicidade

da Folha Online

A contagem que levou Romário ao milésimo gol da carreira, neste domingo, contra o Sport, em São Januário, é polêmica. Na lista do camisa 11 há partidas sem nenhum registro nos clubes, disputas em categorias de base e até jogos festivos, em que não há súmula.

Os sete primeiros gols que integram a listagem, por exemplo, foram marcados pela equipe infantil do Olaria, em 1979 e 1980. No Vasco, há outros 70 tentos que o atacante marcou nas categorias infantil, juvenil e júnior. São dados que não se costuma somar na contagem oficial de jogadores profissionais.

Outro ponto polêmico na lista é a inclusão de um gol marcado em uma partida anulada, do Campeonato Brasileiro de 2005. Em 7 de agosto daquele ano, o Vasco venceu com Figueirense por 2 a 1, com um gol do atacante. O jogo, apitado por Edílson Pereira de Carvalho, foi anulado pelo STJD e foi disputado novamente --empate por 3 a 3, com mais um tento do camisa 11. Romário conta os dois gols.

Naquele mesmo campeonato, o Vasco ganhou os pontos de uma partida contra o Brasiliense, quando as duas equipes empataram por 2 a 2 --um gol de Romário. O time do Distrito Federal tinha de jogar com portões fechados, mas vendeu ingressos e foi punido pela CBF. Apesar de o resultado não ter validade na tabela, o atacante também contabiliza aquele gol.

Mas o ponto que gera mais polêmica na lista do atacante são os jogos festivos. Amistosos como América x Amigos do Luisinho, em 1993 --quando marcou quatro vezes-- ou os jogos da "Seleção do Tetra", disputados em 2004 e 2005, por jogadores e ex-jogadores que estiveram na conquista da Copa de 1994.

Leia mais
  • Após quase 2 meses, Romário enfim marca o milésimo gol
  • Veja raio-x da carreira de Romário
  • Goleiro do Sport tentou convencer Romário a não fazer milésimo gol
  • Artilheiro por onde passou, Romário só não marcou no Qatar
  • Na seleção, Romário foi de vilão a herói em menos de um ano

    Especial
  • Veja a galeria de fotos de Romário
  • Leia o que já foi publicado sobre o Estadual do Rio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página