Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2007 - 23h52

Palmeiras perde em Ipatinga e se complica na Copa do Brasil

Publicidade

da Folha Online

O discurso de respeitar o adversário e o esquema defensivo armado por Caio Júnior não foram suficientes para que o Palmeiras conseguisse um bom resultado contra o Ipatinga. No interior mineiro, o time perdeu por 2 a 0, em jogo válido pela primeira partida da segunda fase da Copa do Brasil.

Sem Valdivia e Edmundo --dupla responsável pela recuperação da equipe no Campeonato Paulista--, o treinador palmeirense escalou a equipe com três volantes, colocando Francis ao lado de Martinez e Pierre.

O esquema, cauteloso por respeitar a força do adversário, acabou limitando as opções de criação no meio-campo. Como resultado, o Palmeiras criava perigo apenas em lances de bola parada, sobretudo nas cobranças de falta do zagueiro Edmilson.

O Ipatinga, embora não tivesse domínio do meio-campo, conseguia criar chances mais claras de gol. Aos 18min da primeira etapa, Diego Silva abriu o placar.

Diante de um adversário que tinha problemas na criação e errava grande quantidade de passes no campo de ataque, o Ipatinga pôde explorar bem os contra-ataques e só não marcou mais porque Diego Cavalieri fez boas defesas.

No segundo tempo, com William no lugar de Cristiano no ataque, a equipe paulista tentou se impor. Mas o próprio William e Osmar perderam as chances de empatar. No último lance da partida, aos 48min, Ferreira fez o segundo gol do Ipatinga, complicando ainda mais a situação do time de Caio Júnior no torneio.

A segunda partida entre Palmeiras e Ipatinga acontece no dia 5 de abril, em São Paulo. Para passar à fase seguinte, o time do Parque Antarctica precisa vencer por três ou mais gols. Vitória palmeirense por dois gols, a partir de 3 a 1, dá a vaga ao Ipatinga, que também joga pelo empate. Caso os paulistas vençam por 2 a 0, a decisão vai para os pênaltis.

O jogo

Mesmo com uma formação mais defensiva --com o volante Francis no lugar de Valdivia--, o Palmeiras começou o jogo indo para o ataque. Aos 4min, Osmar recebeu na área e girou para o gol. A bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo, levando perigo.

O primeiro ataque do Ipatinga aconteceu aos 6min. O atacante Ferreira avançou pela esquerda do ataque, passou por David e chutou cruzado. Diego Cavalieri fez boa defesa e salvou o que seria o primeiro gol da partida.

O Palmeiras respondeu aos 17min, em cobrança de falta do zagueiro Edmilson. Com o gramado molhado, o goleiro Rodrigo Posso quase deixou a bola passar, mas conseguiu segurá-la, evitando o gol palmeirense.

No minuto seguinte, Diego Silva recebeu cruzamento dentro da área, ajeitou e virou: 1 a 0 para o Ipatinga.

No fim da primeira etapa, o time do Parque Antarctica melhorou. Novamente o zagueiro Edmilson, mais uma vez em cobrança de falta, levou perigo ao gol da equipe mineira.

Para a segunda etapa, o técnico Caio Júnior fez uma mudança no ataque. Saiu Cristiano, entrou William. Mas a equipe começou devagar e a primeira chance de gol foi do Ipatinga, com Ferreira, aos 6min. O atacante tentou colocar no canto esquerdo da meta, mas errou o alvo e chutou para fora.

O primeiro ataque paulista aconteceu aos 10min, depois de boa jogada de Osmar pela esquerda. O atacante tocou para William, que --frente a frente com o goleiro rival-- chutou por cima do gol. A resposta do Ipatinga não demorou: aos 11min, Ferreira recebeu na entrada da área e chutou cruzado. A bola foi para fora.

A equipe da casa continuou levando perigo e, aos 18min, teve nova chance. Em cobrança de escanteio, Henrique cabeceou para mais uma defesa do goleiro Diego Cavalieri.

Nos minutos finais o time de Caio Júnior pressionou, mas não conseguiu criar chances claras, que permitissem empatar a partida. Quem marcou, no último minuto de jogo, foi o Ipatinga. Ferreira completou cruzamento para fazer 2 a 0.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Palmeiras
  • Leia mais notícias no especial da Copa do Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página