Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2007 - 22h55

Nos pênaltis, Palmeiras perde para o Ipatinga e cai na Copa do Brasil

Publicidade

da Folha Online

O Palmeiras está fora da Copa do Brasil. Jogando em casa, nesta quinta-feira, a equipe treinada por Caio Júnior venceu o Ipatinga por 2 a 0, mas não resistiu à decisão por pênaltis. Depois de ter a chance de fechar a série com Edmundo, perdeu por 4 a 3 e ficou fora das oitavas-de-final da competição.

Mesmo com a necessidade de fazer gols, o técnico Caio Júnior deixou o atacante Edmundo no banco de reservas, poupando o jogador para o segundo tempo. Sem o artilheiro, o Palmeiras conseguiu, já na primeira etapa, igualar o placar de 2 a 0 --o mesmo alcançado pelos mineiros no jogo de ida.

No segundo tempo, com o atacante em campo, o time do Parque Antarctica não conseguiu fazer o terceiro gol, mesmo jogando com um jogador a mais desde os 17min --Mateus, do Ipatinga, foi expulso.

A decisão, então, foi para os pênaltis. Com gols de Charles, Léo Oliveira, Adeílson e Luciano Sorriso, o Ipatinga conseguiu conquistar a vaga. Pelo Palmeiras, fizeram Michael, Dininho e Florentin --Martinez, Edmundo e Amaral desperdiçaram suas cobranças.

Classificado, o Ipatinga enfrenta o Sport nas oitavas-de-final da Copa do Brasil.

O jogo

Precisando de uma vitória por três gols de diferença, o Palmeiras começou a partida no ataque. A primeira boa chance aconteceu aos 7min, quando Osmar recebeu dentro da área e, frente a frente com o gol, chutou em cima do arqueiro Rodrigo Posso, do Ipatinga.

Aos 12min, Michael abriu o placar para os paulistas com um belo gol. O meia recebeu a bola na intermediária, passou por dois adversários e tocou rasteiro, no canto, sem chance de defesa para o arqueiro rival.

Depois de aberto o placar, as duas equipes passaram a fazer um jogo truncado. O clima de tensão e as entradas duras impediam que os dois times criassem chances reais de gol.

O Palmeiras só voltou a ter uma boa chance aos 32min e aproveitou. Martinez cobrou falta da entrada da área, no canto esquerdo de Rodrigo Posso, para fazer 2 a 0.

Com o resultado que levava a disputa para os pênaltis, o Ipatinga foi ao ataque e passou a criar boas oportunidades. A primeira foi aos 41min, quando Walter Minhoca cobrou escanteio, e Márcio Alemão cabeceou com perigo, por cima da meta de Diego Cavalieri.

Aos 43min, o time mineiro teve mais uma boa chance: aos 43min, Henrique cobrou falta e a bola bateu no travessão. No minuto seguinte, Augusto Recife entrou na área e chutou cruzado, para fora.

No segundo tempo, Edmundo --que começou a partida no banco-- entrou no lugar de Willian. Com o atacante em campo, o Palmeiras foi em busca do terceiro gol, que daria a classificação à equipe.

A primeira boa chance da equipe no segundo tempo só aconteceu aos 17min. Edmundo ajeitou na intermediária para Martinez, que chutou para fora. No minuto seguinte, o zagueiro Mateus, do Ipatinga, atingiu Michael. O árbitro Luis Antonio Silva Santos mostrou o cartão vermelho para o defensor.

Aos 21min, o Ipatinga assustou. Charles encontrou Diego Silva no lado direito do ataque. O atacante chutou para boa defesa de Diego Cavalieri. O ex-flamenguista voltou a levar perigo aos 22min, quando driblou o goleiro palmeirense, mas caiu quando ia concluir para o gol.

O Palmeiras voltou a ter boa oportunidade aos 28min, quando Valdivia interceptou um erro na saída de bola e tocou para Edmundo, que entrou na área e chutou forte, por cima do gol de Rodrigo Posso.

A partir dos 30min, a equipe treinada por Caio Júnior passou a pressionar o adversário. Acuado, o Ipatinga se limitava a tentar os contra-ataques. O Palmeiras pressionou nos minutos finais, mas o resultado de 2 a 0 levou a decisão para os pênaltis.

Martinez foi o primeiro a cobrar pelo Palmeiras e chutou na trave. Diego Silva, do Ipatinga, chutou no cato esquerdo, mas Diego Cavalieri defendeu.

Na segunda cobrança de cada equipe, Michael converteu para o Palmeiras e Márcio Alemão chutou por cima.

Dininho acertou a terceira cobrança para o Palmeiras e Charles fez pelo Ipatinga, deixando o placar em 2 a 1 após três pênaltis para cada lado.

Na quarta cobrança, Florentin e Léo Oliveira acertaram.

Edmundo teve a chance de fazer o quarto gol palmeirense e classificar a equipe, mas bateu para fora. Na seqüência, Adeílson marcou e empatou a série de cinco cobranças em 3 a 3.

Nas cobranças alternadas, Amaral bateu na trave pelo Palmeiras e Luciano Sorriso converteu pelo Ipatinga, classificando a equipe mineira.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Copa do Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página