Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2007 - 17h57

São Caetano faz 2 a 0 no Santos e fica em vantagem na decisão

Publicidade

da Folha Online

O São Caetano surpreendeu mais uma vez. Depois de eliminar o São Paulo na semifinal, o time do ABC paulista derrotou o Santos por 2 a 0 na primeira partida da decisão do Paulista-07, neste domingo, no Morumbi. Com isso, reverteu a vantagem inicial do adversário, dono da melhor campanha na primeira fase, e ficou próximo do título paulista desta temporada.

Além de um resultado igual no próximo domingo, também no Morumbi, a equipe treinada por Dorival Júnior pode até perder por um gol de diferença para se sagrar campeã pela segunda vez na história --antes, em 2004. O Santos, por outro lado, joga por uma vitória por dois gols de diferença para alcançar o bi.

Almeida Rocha/Folha Imagem
Jogadores do São Caetano comemoram gol em vitória
Jogadores do São Caetano comemoram gol em vitória
Considerado favorito, o Santos não se encontrou em campo no primeiro tempo. Diante da boa marcação do adversário, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo viu seus principais jogadores de criação --Zé Roberto, Cléber Santana e Rodrigo Tabata-- anulados pela postura defensiva do rival.

Ao São Caetano restava explorar os contra-ataques. E foi em um deles que o time abriu o placar, aos 9min de jogo. Após receber um lançamento da defesa, Luiz Henrique --em posição legal-- ganhou de Antonio Carlos na corrida e tocou na saída de Fabio Costa para abrir o placar.

Para o segundo tempo, o técnico Vanderlei Luxemburgo adotou uma postura ainda mais ofensiva: colocou Jonas no lugar de Rodrigo Tabata, para ter dois homens de área, e trocou o lateral Denis por Pedrinho, que passou a se revezar com Zé Roberto na função de armar o time.

A pressão não funcionou. Em mais um contra-ataque, aos 35min do segundo tempo, o São Caetano criou a jogada de seu segundo gol. Marcelinho foi derrubado por Fabio Costa, que cometeu pênalti. Na cobrança, Somália fez o segundo e definiu a vitória do São Caetano.

A derrota deste domingo foi apenas a segunda do Santos na atual temporada. Antes, o clube da Baixada Santista só havia perdido para o São Bento. Além disso, a equipe continua sem fazer gols na fase decisiva do torneio.

Antes, o time da Baixada vai à Venezuela, onde enfrenta o Caracas, na quarta-feira, pelas oitavas-de-final da Libertadores.

O jogo

Mesmo com a vantagem do empate e o discurso cuidadoso, o Santos começou a partida no ataque. Mas, apesar da pressão santista no início, o primeiro chute a gol foi do São Caetano. Aos 3min, Luiz Henrique arriscou da entrada da área, após trocar passes com Somália. A bola saiu fraca, sem problemas para Fabio Costa.

Aos 9min, o São Caetano surpreendeu e abriu o placar em um contra-ataque. Luiz Henrique recebeu lançamento da defesa e aproveitou a indecisão dos zagueiros santistas, que reclamavam de impedimento, para entrar na área e fazer 1 a 0.

O time do ABC paulista marcava bem no meio-campo e anulava os principais jogadores santistas. Para se ter idéia, a primeira finalização do Santos só aconteceu aos 15min, quando Marcos Aurélio avançou pela esquerda do ataque e chutou. A bola desviou em um defensor adversário e quase enganou o goleiro Luiz Silva.

A estratégia de esperar o Santos em seu campo de defesa permitia que o São Caetano criasse boas oportunidades. Aos 20min, Somália levou perigo à meta de Fabio Costa com um chute de fora da área. Cinco minutos depois, Galiardo cobrou falta da intermediária e também assustou o goleiro santista.

Com seus principais jogadores de meio campo bem marcados, o Santos concentrava suas ações ofensivas no atacante Marcos Aurélio. Aos 36min, ele recebeu na entrada da área e girou, chutando forte para o gol. Luiz Silva, bem colocado, fez a defesa. O goleiro do São Caetano voltou a aparecer bem aos 44min, quando defendeu um chute de Zé Roberto, na melhor chance dos santistas no primeiro tempo.

No intervalo, o técnico Vanderlei Luxemburgo mudou duas vezes. O atacante Jonas substituiu Rodrigo Tabata, enquanto Pedrinho entrou no lugar de Denis, deslocando o volante Maldonado para a lateral-direita.

Com as mudanças, o time da Vila Belmiro aumentou sua pressão. Mas, como no primeiro tempo, foi o São Caetano quem atacou primeiro. Aos 4min, Galiardo fez jogada individual e chutou da entrada da área. A bola foi para fora.

O Santos criou boa chance, aos 6min, com Jonas. O atacante recebeu cruzamento de Kléber na pequena área e cabeceou sozinho, para boa defesa do goleiro Luiz Silva.

A pressão continuou, mas esbarrou em ótima atuação do arqueiro do time do ABC. Aos 26min, Jonas passou para Rodrigo Souto, que chutou da entrada da área, quase fazendo o gol de empate.

O contra-ataque era a principal arma do São Caetano. E foi assim que fez seu segundo gol. Aos 36min, Marcelinho --que acabara de entrar no lugar de Luiz Henrique-- sofreu pênalti do goleiro santista.

Na cobrança, Somália fez o segundo gol do São Caetano, seu 13º no Paulista, e passou a ser artilheiro isolado da competição.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Santos
  • Leia mais notícias no especial do Campeonato Paulista-2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página