Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2001 - 05h00

Guga sofre para passar à segunda fase do Aberto da Austrália

Publicidade

da Folha Online

Em sua primeira partida no ano, após as férias e uma breve pré-temporada, Gustavo Kuerten sofreu muito, mas venceu o argentino Gastón Gaudio por 3 sets a 1, em sua estréia no Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano.

Ainda sem ritmo de jogo, Guga precisou de três horas e 20 minutos para vencer Gaudio com parciais de 6/4, 6/7(6/8), 6/3 e 7/5, em um jogo muito instável.

O brasileiro não exibiu a precisão e obstinação habituais, principalmente nos primeiros serviços, e não conseguiu deslanchar na partida, dando muitas chances para que o argentino endurecesse o jogo e quase fizesse da estréia do brasileiro como primeiro cabeça-de-chave de um Grand Slam um pesadelo.

Agora, Guga enfrenta o inglês Greg Rusedski, que também sofreu para passar pelo sul-africano Marcos Ondruska, também por 3 sets a 1.

O brasileiro começou o jogo com uma quebra a seu favor, logo no primeiro serviço de Gaudio, mas não confirmou sua vantagem na sequência.

Daí até o nono game, não houve mais quebras. O argentino estava melhor e tinha 5/4, ao passo em que Guga não conseguia colocar seus primeiros saques em quadra.

Foi quando o brasileiro pediu o atendimento do fisioterapeuta da organização, ressuscitando fantasmas do ano passado, como na partida de abertura da Masters Cup, em que sentindo dores na coxa esquerda foi derrotado por Andre Agassi.

As massagens surtiram efeito. Embora não tenha melhorado seu aproveitamento de primeiros saques, o brasileiro não perdeu mais. Venceu 12 pontos seguidos e fechou três games, virando o jogo para levar o set em 7/5.

No segundo set, a história se repetiu. Empolgado pela recuperação no set anterior, Guga poderia ter aberto 4/0, mas permitiu a reação de Gaudio, que acabou por levar a partida para o tie-break. No desempate, o brasileiro levou a pior e foi derrotado por 8/6.

Guga se recuperou no set seguinte e conseguiu nova quebra na saída. A vantagem foi decisiva para a vitória por 6/3, no set mais tranquilo do jogo.

No quarto set, ambos os tenistas mostravam-se cansados e errando muito. Mantendo a péssima quantidade de primeiros saques, que ficou entre 30 e 44% durante toda a partida, Guga, pela quarta vez seguida, teve a vantagem logo na abertura do set.

Mas, já irritado e discutindo com os juizes, Guga cedeu um game para Gaudio com uma dupla falta, e o argentino pulou na frente com 5/4. Mas Guga conseguiu, agora finalmente, na base da raça, uma quebra e pôde fechar o set em seu saque.

Se Guga passar de Rusedski e avançar à terceira rodada do Aberto da Austrália, já estará realizando sua melhor campanha em Mebourne.

Leia mais sobre o Aberto da Austrália:

  • Chave 1

  • Chave 2

  • Chave 3

  • Chave 4

  • Favoritos

  • Campeões

  • Enquete

  • Grupo de discussão

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página