Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2001 - 06h42

Corinthians busca reabilitação total em 90 minutos contra o Botafogo

Publicidade

ALMIR RIZZATTO
e MARCELO MORA
da Folha Online

Serão 90 minutos para o Corinthians alcançar definitivamente o céu depois de ter vivido o inferno no início da temporada. Estão em jogo todo o trabalho do técnico Wanderley Luxemburgo e a reabilitação total dos jogadores corintianos na decisão do Campeonato Paulista diante do Botafogo, às 15h de hoje, no Morumbi. A partida final terá transmissão em tempo real pela Folha Online.

Para o treinador, de nada terá adiantado ter tirado a equipe da vice-lanterna e a levado à final do Estadual se o título não for para o Parque São Jorge. Talvez por isso, mesmo podendo perder por até três gols de diferença, Luxemburgo não cansa de repetir que "em futebol tudo é possível" e que a conquista deste título "não significa nada de especial" para ele.

O Corinthians venceu por 3 a 0 a primeira partida da final contra o Botafogo, no último domingo, em Ribeirão Preto, daí a grande vantagem para o segundo confronto. Ao Botafogo, só resta golear por quatro gols de diferença, feito nunca realizado diante do adversário de hoje.

Depois de passagem frustrante pela seleção brasileira e de enfrentar uma série de denúncias extracampo, como de falsidade ideológica, por adulterar em um documento de identificação sua data de nascimento, e de sonegação fiscal, Luxemburgo esteve ameaçado pelo ostracismo e ninguém acreditava em um retorno dele ao futebol tão cedo.

Um Corinthians afundado em uma crise, com jogadores desvalorizados e moral baixa, foi a porta que se abriu ao treinador para dar a volta por cima. Ao assumir a equipe no início de fevereiro, nem Luxemburgo, no entanto, acreditava em uma virada tão surpreendente.

"Nunca vi algo parecido em todos estes meus anos de futebol. Fiquei surpreso sim com esta reação do time. No início, não imaginava que pudéssemos chegar à final. Mas tudo pode acontecer quando se trata de futebol", disse. O mesmo argumento serve para evitar que o clima de já-ganhou se instale entre os jogadores do Corinthians.

"Se alguém nos provar que já ganhamos o título, não vamos nem jogar contra o Botafogo. A realidade é que temos uma grande vantagem, que poderemos utilizar para chegar ao título. Por tudo o que passamos, não podemos comemorar nada antes", explica.

Redivivo no futebol com a incrível virada do Corinthians no semestre, Luxemburgo procura fugir ao foco de câmeras e microfones. Depois de ter sua capacidade profissional questionada com o fracasso na seleção, prefere responder aos críticos com mais trabalho e títulos.

"Não tenho que provar nada para ninguém. Só quem não conhece o meu passado, acha que estou preocupado em mostrar alguma coisa. Para mim, este é só mais um título, não tem nada de especial", argumenta.

Para os jogadores do Corinthians, a decisão de hoje também resume-se em "tudo ou nada". "Por tudo o que passamos, só vai valer a pena se formos campeões. Vamos em busca deste título, independentemente da vantagem que temos", garante o meia Ricardinho.

O meia Marcelinho, um dos mais cobrados pela torcida na crise pela qual o Corinthians passou, não admite outro resultado diante do Botafogo que não a vitória, o que confirmaria o título com todos os méritos. "Virou prioridade, por tudo o que aconteceu. Temos que ir em busca deste objetivo", exige.

No time de Ribeirão, o conformismo parece já ter tomado conta de todos, até mesmo do técnico Lori Sandri. "O Botafogo pode ser considerado um vencedor", disse o treinador, demostrando-se satisfeito com o vice-campeonato e com a surpreendente e histórica campanha do Estadual.

CORINTHIANS
Maurício; Rogério, João Carlos, Scheidt e Kléber; Marcos Senna, André Luiz, Marcelinho e Ricardinho; Ewerthon e Gil
Técnico: Wanderley Luxemburgo

BOTAFOGO
Doni; Augusto, Bell e Chris; Gustavo, Douglas, Róbson Nese, Luciano Ratinho e Jadílson; Leandro e Robert
Técnico: Lori Sandri

Local: Morumbi, São Paulo
Horário: 15h
Juízes: Edílson Pereira de Carvalho e Alfredo Santos Loebling

Leia mais sobre o Campeonato Paulista:

  • Home

  • Calendário

  • Classificação

  • Artilheiros

  • Regulamento

  • Campeões

  • História

  • Grupos de discussão

  • Enquete

  • Links

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página