Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2001 - 21h43

Guga joga para manter o Brasil como único 100% em Roland Garros

Publicidade

do enviado da Folha de S.Paulo a Paris

Gustavo Kuerten joga nesta sexta-feira, por volta das 10h, para manter o Brasil como o único país 100% no torneio masculino individual da edição 2001 de Roland Garros.

Contra o marroquino Karim Alami, 28, Guga tenta uma vaga nas oitavas-de-final da competição que já abocanhou duas vezes.

Na rodada de hoje, o Brasil, com o triunfo do tenista Fernando Meligeni, atingiu sua quarta vitória no torneio de simples entre os homens, o mais disputado de Roland Garros em 2001.

Dos 31 países com jogadores na chave individual, nenhum outro terminou as quatro jornadas iniciais do Grand Slam francês sem conhecer uma derrota.

Amanhã, o aproveitamento brasileiro em Paris tem tudo para se tornar ainda mais ilustre.

Sem perder um set nas duas rodadas iniciais, Kuerten, líder do ranking de entradas da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), enfrenta um adversário que hoje é apenas o 109º do mundo.

"Ele tem um jogo sólido do fundo da quadra. Além disso, saca forte", disse o brasileiro, que venceu Alami duas vezes e perdeu uma nas três oportunidades em que os dois jogadores se enfrentaram -na última delas, em fevereiro, pela Copa Davis, Kuerten precisou de cinco sets para superar o tenista marroquino.

Apesar desse jogo equilibrado, Alami não tem grandes esperanças para o jogo de amanhã.

"Não vou esperar por um milagre. O que importa é desfrutar o momento de enfrentar um dos três melhores jogadores do mundo atualmente em uma quadra importante de Roland Garros", declarou o marroquino.

Apesar de ser um especialista no saibro, Alami faz agora sua primeira participação digna de registro no Grand Slam francês -nas cinco vezes anteriores que disputou a competição, foi eliminado sempre na estréia.

Amanhã, o brasileiro entra em quadra cada vez mais pressionado na disputa pela liderança do ranking de entradas, lista que serve para determinar os cabeças-de-chave das competições.

Apesar das derrotas de vários favoritos, os três principais adversários do tenista brasileiro na luta pelo topo continuam na disputa em Roland Garros: o espanhol Juan Carlos Ferrero, o norte-americano Andre Agassi -os dois não cederam sets ainda- e o russo Marat Safin, que precisou de cinco sets para vencer o espanhol Alex Calatrava, hoje.

Antes de tentar uma vaga nas oitavas-de-final, Kuerten continuou com o estilo de pouca badalação que adotou para disputar a edição 2001 do torneio que conquistou em 1997 e em 2000.

Na véspera da partida contra Alami, o brasileiro treinou mais uma vez em uma quadra que fica longe dos olhos e dos gritos dos torcedores franceses, que lotavam, mais uma vez, as alamedas do complexo de Roland Garros.

Depois do início da competição, Kuerten não compareceu aos eventos promocionais e estabeleceu uma rotina de treinos -hoje, bateu bola com o espanhol Jacobo Díaz- e de longos períodos de repouso no hotel.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página