Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2001 - 17h53

Guga enfrenta rival que venceu só dois jogos na vida

Publicidade

da Folha Online

O brasileiro Gustavo Kuerten enfrenta nas oitavas-de-final do Aberto da França, no domingo, um rival que venceu apenas duas partidas em sua carreira, antes de chegar a Roland Garros.

O norte-americano Michael Russell, 23, se profissionalizou tarde (1998), em comparação com a maioria dos jogadores, que começam a disputar torneios importantes com 17 anos.

Desde então, perdeu 12 de suas 14 partidas em competições do ATP Tour, espécie de "primeira divisão" do tênis mundial.

Em sua primeira participação no Grand Slam parisiense, que faz parte dos quatro campeonatos mais importantes do mundo, já venceu seis jogos, sendo três do qualifying.

Hoje, superou o belga Xavier Malisse por 3 sets a 2. Antes, eliminou o veterano espanhol Sergi Bruguera, bicampeão de Roland Garros, por desistência deste, e o francês Nicolas Mahut, por 3 a 0.

Guga enfrenta cada vez de avança um adversário pior colocado no ranking mundial. Na estréia, bateu o argentino Guillermo Coria, 13º na "corrida dos campeões" e 25º no ranking de entradas, por 3 sets a 0.

Na segunda rodada, foi a vez do também portenho Augustín Calleri, 88º e 74º, respectivamente, perder sem vencer nenhuma parcial. Hoje, o líder do ranking de entradas derrotou por 3 a 1 o marroquino Karim Alami, 117º e 109, respectivamente.

Agora, nas oitavas-de-final, o terceiro colocado na "corrida" duela pela primeira vez na vida com Russell, que é 136º no ranking da temporada e 122º no que leva em consideração os melhores resultados das últimas 52 semanas.

O baixo norte-americano (1,75 m e 75 kg), destro, faz sua carreira em torneios Challenger, espécie de segunda divisão. Neste ano, seu melhor desempenho foi chegar à final do Torneio de Calabasas (EUA), quando foi derrotado pelo mineiro André Sá, por 2 a 0.

Russell disputou quatro Grand Slams em sua carreira e perdeu todas as vezes na estréia. Uma de suas duas vitórias na primeira divisão aconteceu neste ano, no Torneio de Auckland (Nova Zelândia), mas foi eliminado na segunda rodada.

A Folha Online acompanha em tempo real o confronto de oitavas-de-final, no domingo. A organização de Roland Garros só define o horário da partida amanhã à tarde.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página