Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2001 - 12h15

Grosjean elimina Agassi e beneficia Guga nos rankings mundiais

Publicidade

da Folha Online

O francês Sébastien Grosjean deu hoje um grande presente para o brasileiro Gustavo Kuerten, ao eliminar o norte-americano Andre Agassi do Aberto da França de tênis.

O cabeça-de-chave número dez avançou às semifinais, com uma vitória de 3 sets a 1 (1/6, 6/1 6/1 e 6/3), manteve um representante do país em seu próprio Grand Slam, tirou o último veterano do torneio e deixou Guga dependente de seus próprios resultados para manter o topo do mundo.

Caso Agassi, terceiro pré-classificado, atingisse a decisão de Roland Garros unificaria os rankings de entradas e da "corrida dos campeões".

Na "corrida", Agassi acumula 479 pontos e pode ser superado pelo espanhol Juan Carlos Ferrero, se este for finalista, ou por Guga, só em caso de novo título do brasileiro.

Com a derrota, ele tem 3.785 pontos no levantamento que conta melhores os resultados nas últimas 52 semanas. O russo Marat Safin segue na segunda colocação, com 3.615, enquanto o brasileiro, que defende o título da competição, acumula no momento 3.500.

Este, porém, mantém o primeiro lugar se superar Ferrero na sexta-feira e chegar à decisão _ficaria com 3.850. Já, em caso do tricampeonato (venceu em 1997 e 2000), a vantagem aumenta para 4.150 _pontuação do último ranking.

É a segunda vez que Grosjean chega à uma semifinal de Grand Slam na carreira. A outra também ocorreu neste ano, no Aberto da Austrália, em janeiro, quando ele perdeu a vaga na final para o compatriota Arnaud Clément.

Com isso, ele mantém as chances da França conquistar o título de seu Grand Slam pela primeira vez desde 1983, 18 anos após Yannick Noah ter sido campeão.

No início da partida, Agassi tentou impor o ritmo de jogo acelerado que costuma caracterizar suas apresentações, mas teve de lidar com um tenista que não só aceitou este jogo, como aumentou ainda mais a velocidade de jogo do veterano campeão.

O norte-americano venceu a primeira série por 6/1, em 22 minutos, dando a impressão de que arrasaria o rival. Mas Grosjean devolveu o placar no segundo set, que durou apenas dois minutos a mais do que o anterior.

No terceiro set, de novo em 24 minutos, o francês venceu com outro 6/1, valendo-se do aumento do número de erros do americano. Agassi cometeu apenas 4 erros não-forçados no primeiro, mas teve 15 e 13 nos sets seguintes.

No quarto set, Agassi saiu na frente, com uma quebra, mas sofreu a virada, com mais duas quebras, no quarto e oitavo games. No último serviço, o norte-americano chegou a ter um duplo break-point, mas o francês conseguiu três aces e virou o jogo, confirmando seu saque e fechando o set e o jogo.

Grosjean enfrenta o espanhol Alex Corretja na sexta-feira, na semifinal que define o adversário do vencedor do jogo entre Guga e Juan Carlos Ferrero na decisão do Aberto da França, marcada para o domingo.

Leia mais sobre Roland Garros:

  • Home

  • Chaves

  • Campeãs

  • Campeões

  • Rankings

  • Favoritos

  • Enquete

  • Quiz

  • Grupo de Discussão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página