Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/06/2001 - 21h13

Sampras inicia tentativa de encerrar jejum de títulos

Publicidade

PAULO COBOS
enviado especial da Folha de S.Paulo

Chegou a hora de Pete Sampras, 29, mostrar que pode continuar protagonista do tênis mundial. No Torneio de Wimbledon, sua "casa preferida", o norte-americano, que estréia amanhã contra Francisco Clavet, tenta quebrar a mais longa seca da sua carreira.

Há 12 meses Sampras não ganha um troféu -o último foi justamente em Wimbledon, onde obteve seu 13º Grand Slam e passou a ser o homem com mais títulos no grupo mais importante de torneios.

Se no segundo semestre de 2000 quase não jogou devido ao seu casamento, em 2001 Sampras deixou de ser o rival temido de antes. Pela primeira vez desde 1991, ele terminou o primeiro semestre de uma temporada sem um título.

Comparado com o resto da carreira, Sampras tem um aproveitamento dos mais modestos. Em 2001, não foi só na temporada de saibro, seu ponto fraco, que o tenista decepcionou.

Nos torneios disputados em quadras rápidas, Sampras só disputou uma final -no Masters Series de Indian Wells, quando foi batido por Andre Agassi. No Torneio de Queen´s, jogado na grama e preparatório para Wimbledon, foi eliminado nas semifinais por Lleyton Hewitt.

Se até na sua superfície preferida os resultados foram ruins, no saibro a performance de Sampras beirou o ridículo.

Em Roland Garros, foi eliminado na segunda rodada pelo espanhol Galo Blanco. Depois do jogo, disse que os adversários já não tinham o mesmo respeito por ele.

Dessa forma, Sampras caiu para o quinto lugar no ranking de entradas, sua pior posição desde 1992. Caso seja eliminado na estréia em Wimbledon, deve ficar fora da lista dos top 10 pela primeira vez desde o fim da década de 80.

Apesar dos resultados decepcionantes na temporada, Sampras é tratado em Wimbledon com a reverência de quem é recordista de títulos do torneio entre os homens -tem sete troféus.

O norte-americano é o primeiro cabeça-de-chave desse Grand Slam, que leva em conta os resultados obtidos na grama para definir a ordem dos pré-classificados.

A sequência de resultados pífios e o cansaço, porém, levaram Sampras a falar em aposentadoria. Após cair em Roland Garros e garantir que iria tentar, em 2002, o único Grand Slam que ainda não venceu, anteontem o tenista disse que, se obtiver o oitavo título em Wimbledon, pode encerrar a carreira na quadra central do Grand Slam inglês. "Seria o cenário perfeito, mas ainda não estou certo."

Dois brasileiros atuam na chave individual. Contra o argentino Guillermo Coria, Fernando Meligeni tenta sua primeira vitória na grama inglesa. André Sá estréia contra o inglês Arvind Parmar, que o eliminou em Wimbledon no ano passado.

Leia mais sobre Wimbledon:

  • Home

  • Chave

  • Campeões de duplas

  • Campeões de simples

  • Cabeças 1 - 16

  • Cabeças 17 - 32

  • Quiz

  • Grupo de Discussão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página