Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2001 - 11h17

Depois de três vices, Ivanisevic enfim é campeão de Wimbledon

Publicidade

da Folha Online

Depois de três vice-campeonatos, o croata Goran Ivanisevic finalmente realizou seu sonho de ser campeão do Torneio de Wimbledon.

Derrotado em 1992 (por Andre Agassi) e em 94 e 98 (por Pete Sampras), Ivanisevic tornou-se o primeiro tenista a entrar em um Grand Slam como convidado e sair com o título, após a vitória de 3 sets a 2, com parciais de 6/3, 3/6, 6/3, 2/6 e 9/7, sobre o australiano Patrick Rafter.

Clique aqui para conferir alguns dos melhores lances do jogo.

Ocupando a 125ª posição no ranking de entradas, Ivanisevic não teria entrado no torneio não fosse o convite do All England Club.

Para o australiano, é a segunda derrota consecutiva na final do maior torneio de grama do mundo, já que no ano passado foi batido pelo norte-americano Pete Sampras.

Com os 27 aces marcados hoje na decisão, Ivanisevic bateu o próprio recorde de maior número de pontos diretos em uma mesma edição do torneio, que era de 206, obtido em 92 _neste ano ele marcou 212.

Foi um das finais mais emocionantes dos 125 anos de história do torneio mais tradicional do tênis, em que as torcidas, croata, australiana ou neutra, não pararam de gritar e empurrar os jogadores durante todas as três horas de jogo.

Num jogo disputado ponto a ponto, o croata saiu na frente, com uma quebra, no primeiro set, mesmo não estando tão demolidor em seu primeiro serviço, como de hábito.

No segundo set, com 100% de aproveitamento nos primeiros saques e 68% nos segundos, Rafter venceu a série, também com uma quebra.

Ivanisevic voltou a sacar bem na terceira série e repetiu o placar dos sets anteriores: 6/3, com uma quebra.

No quarto set, Rafter venceu, após Ivanisevic ter vivido o momento mais instável da partida. Ele sacava no sexto game e tinha break-point contrário. Forçando todos os saques em busca de um ace, Ivanisevic cometeu uma dupla-falta por ter pisado na linha e sofreu a quebra.

Incoformado com a marcação, que se não fosse dada lhe valeria um ace, o croata arremessa a raquete no chão, xinga o juiz e chuta a rede. Mas o português Jorge Lima, primeiro estrangeiro a ser juiz de cadeira em uma final no Grand Slam inlgês não muda sua marcação.

O quinto set é disputado sem chances de quebra e como não há tie-break em quintos sets, a partida segue muito equilibrada, mas ainda sem sequer break-points até o 14º game.

É quando o croata obtém dois winners, um numa devolução de saque, obtém a quebra e saca pelo título. Após três match points desperdiçados, dois em duplas faltas, já que forçava seu serviço atrás de um ace, Ivanisevic se ajoelha na quadra e reza pela vitória, que vem com uma bola errada do australiano na rede.

Com o título ele deve voltar a aparecer entre os top 20 do ranking de entradas e no top ten da "corrida dos campeões".

Leia mais sobre Wimbledon:

  • Home

  • Chave masculina

  • Chave feminina

  • Ranking

  • Campeões de duplas

  • Campeões de simples

  • Cabeças 1 - 16

  • Cabeças 17 - 32

  • Quiz

  • Grupo de Discussão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página