Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2001 - 19h56

Brasil bate Peru e vence a primeira sob comando de Scolari

Publicidade

da Folha Online

A seleção brasileira venceu hoje a primeira partida sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari. Em Cali, derrotou por 2 a 0 o Peru pela segunda rodada da primeira fase da Copa América.

Com o resultado, o Brasil se reabilitou da derrota na estréia para o México e aumentou suas chances de classificação às quartas-de-final do torneio.

Os gols foram marcados por Guilherme, aos 9min do primeiro tempo, e por Denílson, aos 41min do segundo. Mesmo com a vitória, os brasileiros voltaram a apresentar na maior parte do tempo as mesmas falhas -falta de criatividade e de poder ofensivo- das partidas anteriores.

Com as duas seleções muito mais preocupadas em não tomar gols do que em fazer, poucas jogadas ofensivas foram criadas no primeiro tempo. Para irritação da torcida colombiana presente ao estádio, os jogadores preferiram trocar passes curtos no meio-campo e ao menor sinal de perigo recuavam para os goleiros ou mandavam o bicão para a lateral.

Com seis alterações na equipe e atuando no esquema 3-5-2, o Brasil iniciou melhor a partida em relação à anterior, contra o México, e chegou logo ao seu primeiro gol. Aos 9min, Guilherme fez bela tabela com Alex e recebeu na área. De primeira, emendou para o gol e fez 1 a 0 para a seleção brasileira.

Apesar disso, o time de Scolari preferiu continuar se resguardando na defesa e ameaçou pouco o gol peruano. As descidas de Belletti pela direita foram as melhores opções de ataque, mas os cruzamentos saíram com imperfeição e facilitaram os cortes do goleiro Ibañez.

O Peru chutou uma única vez a gol, com o atacante Lobatón, que já jogou no Atlético-PR, mas Marcos defendeu sem dificuldades.

Pouco após a volta do intervalo, Scolari promoveu as entradas dos Juninhos Paulista e Pernambucano no meio-campo, mas o Brasil continuou encontrando dificuldades para chegar ao ataque.

A seleção peruana, tentando reverter o resultado, passou a alçar bolas na área brasileira, com Marcos e a zaga aparecendo bem nos lances. A tática acabou sendo frustrada depois da expulsão de Salazar, que deu entrada violenta em Juninho Paulista.

Na melhor chance de gol, aos 31min, Juninho Paulista partiu para cima da zaga e soltou a bomba, a bola desviou em adversário e explodiu no travessão. Na sequência, Ewerthon desperdiçou.

Aos 41min, Denílson, que havia entrado no lugar de Guilherme, em jogada individual, driblou vários marcadores, entrou na área e mandou no ângulo superior direito de Ibañez, fazendo um belo gol.

Nos dois jogos anteriores sob o comando de Scolari, o Brasil havia perdido para o Uruguai por 1 a 0, pelas eliminatórias, e para o México também por 1 a 0, na estréia pela Copa América.

A seleção brasileira decide a classificação na quarta-feira contra o Paraguai na próxima quarta-feira, encerrando sua participação na primeira fase do torneio.

BRASIL
Marcos; Juan, Roque Júnior e Cris; Belletti, Eduardo Costa, Émerson (J. Pernambucano), Alex (J. Paulista) e Júnior; Guilherme (Denílson) e Ewerthon
Técnico: Luiz Felipe Scolari

PERU
Ibañez; Jorge Soto, Salazar e Pajuelo; Jose Soto, Jayo, Hidalgo, Garcia (Holsen) e Hernandez (Cevallos); Muchotrigo e Lobaton (F. Hernandez)
Técnico: J.C. Uribe

Local: estádio Pascual Guerrero, em Cali
Juiz: Jorge Larrionda (URU)
Gols: Guilherme, aos 9min do primeiro tempo, e Denílson, aos 41min do segundo
Vermelho: Salazar



Leia mais sobre a Copa América:

  • Grupo A

  • Grupo B

  • Grupo C

  • Artilheiros

  • Regulamento

  • Campeões

  • Campeões

  • História

  • Grupos de discussão

  • Enquete

  • Links
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página