Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2001 - 23h38

Brasil beira o fiasco, vira o jogo e fica em primeiro lugar

Publicidade

da Folha Online

Após passar muito próximo do fiasco de ser eliminada na primeira fase da Copa América, a seleção brasileira conseguiu reverter um resultado adverso, venceu o Paraguai por 3 a 1 e classificou-se para as quartas-de-final da competição como primeira colocada do Grupo B, na noite desta quarta-feira, em Cali.

Seguindo à risca a orientação do técnico Luiz Felipe Scolari, o time do Brasil deixou a ginga tradicional no vestiário e insistiu no futebol feio e de resultado. Clique aqui para conferir o lance a lance da partida.

Apesar disso, o "ferrolho" armado por Scolari, com três zagueiros e dois volantes, não conseguiu evitar o gol paraguaio logo aos 11min do primeiro tempo. O volante Emerson fez pênalti em Morinigo e Alvarenga converteu.

O resultado deixava o Brasil na vexatória última colocação do grupo. Porém a entrada de Denílson no segundo tempo deu novo ânimo à equipe. Quebrando a "norma" imposta pelo treinador, o jogador dominou o jogo. Deu duas assistências e marcou um gol.

O empate veio aos 16min do segundo tempo, quando Denílson rolou bola para Alex, que, de dentro da área, chutou forte no canto direito do goleiro Tavarelli.

O gol brasileiro inverteu totalmente a situação, colocando o Paraguai na última posição do grupo e, consequentemente, fora do torneio.

Aos 45min, novamente Denílson fez boa jogada, desta vez pelo lado direito, e cruzou para Belletti marcar.

Três minutos depois, já nos acréscimos, Denílson invadiu a área em jogada individual e arriscou o chute a gol. A bola desviou em um zagueiro e enganou o goleiro.

O resultado, além de garantir o Brasil nas quartas-de-final, serviu como revanche da última partida disputada entre as duas seleções. No dia 18 de julho do ano passado, o Brasil perdeu sua primeira partida nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, justamente para o Paraguai, em Assunção.

Os paraguaios são, por coincidência, os próximos adversários brasileiros nas eliminatórias, no dia 15 de agosto, em Porto Alegre.

Os outros integrantes do grupo brasileiro, México e Peru, também estão classificados para a próxima fase. O México, apesar de ter perdido para o Peru por 1 a 0, ficou com a segunda colocação. O Peru ficou com a vaga como um dos dois melhores terceiros colocados.

O Brasil enfrentará o segundo colocado do Grupo C, que será decidido nesta quinta-feira.

BRASIL
Marcos; Cris, Roque Júnior e Juan; Belletti, Eduardo Costa (Juninho Pernambucano), Emerson, Alex (Fábio Rochemback) e Júnior; Ewerthon (Denílson) e Guilherme
Técnico: Luiz Felipe Scolari

PARAGUAI
Tavarelli; Caniza, Cáceres, Sanabria e Escobar; Morinigo, Enciso (Struway), garay e Alvarenga; Ferreira (Robles) e Mazi (González)
Técnico: Sergio Markarian

Local: estádio Pascoal Guerrero, em Cali
Juiz: Angel Sanchez (ARG)
Renda e público: não divulgados
Gols: Alvarenga, aos 11min, do primeiro tempo; Alex, aos 16min, e Belletti, aos 45min, e Denílson, aos 48min, do segundo tempo.
Cartões amarelos: Fábio Rochemback e Júnior (B); Enciso (P).
Cartões vermelhos: Roque Júnior (B); Caniza (P).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página