Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2001 - 23h45

Brasil 'chega ao fundo do poço' e sai da Copa América humilhado

Publicidade

da Folha Online

Em um dos maiores vexames da história do futebol brasileiro, a seleção foi derrotada na noite de hoje pela modesta equipe de Honduras, por 2 a 0, em Manizales (COL), e está fora da Copa América.

O humilhante fiasco diante dos hondurenhos representa o segundo revés da história para um país da América Central. Isto é, a derrota para um time centro-americano só não foi inédita porque o Brasil perdeu para a Costa Rica no Pan-Americano de 1960.

O lateral-direito Belletti (contra) e Martínez foram os autores dos gols de Honduras, que entrou convidada na competição sul-americana para substituir a Argentina. A equipe hondurenha agora pega os anfitriões, que eliminaram os costarriquenhos, na semifinal.

Com uma tática covarde, o técnico Luiz Felipe Scolari entrou em campo com três zagueiros e dois volantes. Desesperado, o treinador tentou mudar tudo na segunda etapa, colocando os dois Juninhos e atacante Jardel, mas não evitou o fracasso.

A derrota foi a terceira do técnico em apenas cinco jogos que esteve à frente do selecionado nacional. Com ele, o time perdeu também para o México, na Copa América, e Uruguai, nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002.

O jogo

O Brasil quase não ameaçou o time hondurenho o jogo todo. No fraco primeiro tempo, que foi recheado de jogadas infantis e passes errados, as melhores oportunidades de gol saíram dos pés do meia Alex.

Aos 9min, ele fez jogada individual pela direita, driblou o zagueiro, mas chutou em cima do goleiro Valladares. Depois, aos 37min, o meia tabelou com Guilherme na entrada da área e chutou para outra boa defesa de Valladares.

No segundo tempo a história foi diferente. Scolari sacou o zagueiro Luisão e o Alex e colocou os dois Juninhos em campo. O time ganhou ofensividade, mas continuou perdido no gramado.

Apesar da mudança na postura brasileira, Honduras abriu o placar, aos 12min. Leon cruzou na área pela direita, Martínez ganhou de cabeça de Marcos; a bola bateu na perna de Belletti e entrou.

Cinco minutos depois, os hondurenhos marcaram o segundo gol, mas o paraguaio Ubaldo Aquino invalidou a jogada. Pérez cruzou rasteiro e Turcios completou, mas o árbitro alegou que a bola saiu pela linha de fundo no momento do cruzamento.

Prevendo a "tragédia", Scolari ainda colocou Jardel na vaga do volante Eduardo Costa.

Mas sob o coro de "olé", foi Honduras quem marcou. Em um contra-ataque rápido aos 49min, os hondurenhos chegaram ao segundo gol. Martínez aproveitou uma bola cruzada por Pérez na área, e tocou na saída de Marcos.

BRASIL
Marcos; Luizão (Juninho Pernambucano), Juan e Cris; Belletti, Emerson, Eduardo Costa (Jardel), Alex (Juninho Paulista) e Júnior; Guilherme e Denílson
Técnico: Luiz Felipe Scolari

HONDURAS
Valladares; Caballero, Medina e Carcamo; Pérez, Bernardez, León (Aguirre), Turcios (Rodriguez), Guevara, García; Martínez
Técnico: Ramón Madariaga

Local: estádio Palogrande, em Manizales (Colômbia)
Juiz: Ubaldo Aquino (Paraguai)
Cartões amarelos: Eduardo Costa, Júnior (B); Martínez, Medina (C)
Cartões vermelhos: Emerson (B), Carcamo (C)
Gols: Belletti (contra), aos 12min, e Martínez, aos 49min do segundo tempo

Participe das enquetes:
  • Você acha que o técnico Felipe Scolari deve continuar no cargo após este fiasco?

  • Que slogan você usaria para demonstrar a sua decepção em ver o Brasil perder para Honduras?


  • Leia mais sobre a Copa América:
  • Grupo A

  • Grupo B

  • Grupo C

  • Artilheiros

  • Regulamento

  • Campeões

  • Campeões

  • História

  • Grupos de discussão

  • Enquete

  • Links
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página