Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2001 - 23h37

Colômbia supera algoz do Brasil e vai à final da Copa América

Publicidade

da Folha Online

A Colômbia venceu Honduras por 2 a 0 na noite desta sexta-feira, em Manizales, e se classifìcou à decisão da Copa América-2001, quando enfrentará o México, que ontem garantiu a vaga com uma vitória por 2 a 1 sobre o Uruguai. Veja como foi o jogo.

A seleção colombiana chega pela segunda vez em sua história à final do torneio sul-americano. Em 1975, na sua única decisão até então, os colombianos deixaram escapar o título inédito diante do Peru. A equipe local faz a melhor campanha da Copa América. Foram cinco jogos e cinco vitórias e nenhum gol sofrido.

Jogando com o apoio da torcida, a Colômbia começou pressionando desde o início. A equipe criou três chances seguidas em apenas cinco minutos. Na melhor delas, o goleiro Valladares defendeu um chute à queima-roupa de Vargas.

O time hondurenho, no entanto, continuou sendo acuado pela Colômbia e o gol não demorou para sair. Aos 6min, o lateral Bedoya arriscou um chute, pelo lado esquerdo da área, e acertou o ângulo de Valladares abrindo o placar para os donos da casa.

Após o início avassalador do rival, Honduras _algoz do Brasil na fase anterior da competição_ equilibrou o jogo e também passou a chegar com perigo ao gol de Córdoba, principalmente em lances de bola parada e em chutes de longe.

No lance mais perigoso da equipe hondurenha, Léon cobrou falta, próximo à área, no ângulo superior direito, mas o goleiro colombiano fez ótima defesa, colocando a bola para a linha de fundo.

No final da etapa inicial, os colombianos voltaram a desperdiçar duas boas oportunidades de marcar. Aos 43min, Bedoya chutou para fora frente a frente com o goleiro hondurenho. Três minutos depois, Grisales cortou o zagueiro na área, mas finalizou errado.

Logo aos 4min do segundo tempo, Honduras quase empatou. O meia León acertou a trave do gol de Córdoba. A resposta da Colômbia veio no lance seguinte. Hernández recebe dentro da área e bate no canto, mas Valladares faz boa defesa.

Aos 19min, a Colômbia praticamente garantiu sua classificação para a final. Grisales fez jogada pela direita e tocou para Aristizábal no meio da área. O atacante dominou no peito e bateu na saída de Valladares, fazendo 2 a 0.

Foi o sexto gol de Aristizábal na competição. Ele assumiu a liderança isolada da artilharia do torneio, superando costarriquenho Wanchope, que dividia a primeira posição na tabela de goleadores, com cinco.

COLÔMBIA
Oscar Córdoba; Iván López, Iván Córdoba, Mario Yepes e Gerardo Bedoya; Fabián Vargas, Ramírez, Freddy Grisales e Hernández; Elkín Murillo (Restrepo) e Aristizábal (Arriaga).
Técnico: Francisco Maturana

HONDURAS
Valladares; Carlos Güity, Medina, Caballero e Limber Pérez; Robel Bernárdez, Ricky García (Pineda), León, Amado Guevara e Turcios (Rodríguez); Martínez (Brown).
Técnico: Ramón Maradiaga

Local: Manizales, na Colômbia
Juiz: Mario Sánchez (CHI)
Cartões amarelos: Ramírez (C); León, Pérez e Guevara (H)
Gols: Bedoya, aos 6min, do primeiro tempo; e Aristizábal, aos 19min, do segundo tempo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página