Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2001 - 20h30

Colômbia derrota México e conquista pela 1ª vez a Copa América

Publicidade

da Folha Online

A Colômbia sagrou-se pela primeira vez campeã da Copa América. Em Bogotá, os colombianos venceram por 1 a 0 o México hoje na decisão do torneio. Com a vitória, repetem, depois de 80 anos, o feito da Argentina, de conquistarem o título continental sem sofrerem gols.

Cerca de 45 mil colombianos lotaram o estádio El Campín e fizeram uma grande festa ao término da final. A Copa América de 2001 esteve ameaçada de não ser realizada devido à violência e o terrorismo promovidos pelas guerrilhas internas.

A Confederação Sul-americana de Futebol chegou a adiar para 2002 a competição, mas diante das pressões recuou e manteve as datas originais da competição.

Diante dessa indefinição e por temor à violência no país, Canadá e Argentina cancelaram suas participações. Costa Rica e Honduras foram convidadas de última hora para substituí-los.

O grande herói do título inédito foi o capitão Ivan Córdoba, que marcou de cabeça aos 20min do segundo tempo, para explosão da torcida. Confira os melhores lances da grande decisão.

Como era de se esperar, a seleção colombiana, empurrada por sua torcida, que lotou o estádio, partiu para cima do México desde o início do primeiro tempo.

Mas, com um minuto de jogo, uma situação insólita. O juiz paraguaio Ubaldo Aquino teve de paralisar a partida pois alguns para-quedistas, que participavam da festa pré-decisão, se atrasaram e começaram a despencar no gramado com a bola já rolando. Um deles, inclusive, caiu em cima das placas de publicidade e precisou de atendimento médico.

Com a bola rolando novamente, a Colômbia quase abriu o marcador já aos 6min, com o artilheiro Aristizabal chutando de primeira e mandando a bola no poste direito da meta do goleiro Perez.

Os colombianos continuaram pressionando de forma desorganizada e acabaram cedendo espaços para alguns contra-ataques do México. Mesmo assim, as duas seleções não conseguiram chegar ao ataque em condições de abrir o marcador.

Para azar da Colômbia, o artilheiro Aristizabal sentiu contusão muscular na coxa esquerda e teve de ser substituído por Castillo, no final do primeiro tempo.

Na etapa complementar, prosseguiu o equilíbrio em campo, mas as equipes intensificaram a marcação e em alguns momentos recorreram à violência para parar as jogadas.

Aos 20min, os colombianos finalmente puderam soltar o grito de gol que estava entalado na garganta. Lopez bate falta pela meia-direita e coloca a bola na cabeça de Córdoba, que desvia e manda para o fundo das redes.

A partir daí, o nervosismo tomou conta dos mexicanos e em um lance mais ríspido Juan Rodriguez foi expulso de campo, facilitando ainda mais a caminhada da Colômbia rumo à conquista da Copa América. No finalzinho, Torrado perdeu a cabeça e também recebeu o vermelho.

Ao apito afinal, muita festa no estádio e nas ruas da Colômbia.

COLÔMBIA
Córdoba; López, Ivan, Yepes e Bedoya; Ramírez, Grisales, Vargas e Hernández (Molina); Murillo e Aristizábal (Castillo)
Técnico: Francisco Maturana

MÉXICO
Pérez; Heriberto Morales, A. Rodriguez (Zepeda), Juan Rodríguez e Ramon Morales; Torrado, Mercado, Arellano (Victorino) e Johan Rodríguez (Osorno); Valdez e Borgetti
Técnico: Javier Aguirre

Local: El Campín, em Bogotá
Juiz: Ubaldo Aquino (PAR)
Gol: Ivan Cordoba, aos 20min do segundo tempo
Amarelos: Bedoya e Vargas (C); R. Morales (M)
Vermelhos: Juan Rodriguez e Torrado (M)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página