Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2001 - 21h58

Guga chega às semifinais em Cincinnati e ao topo dos dois rankings

Publicidade

da Folha Online

Depois de uma batalha de alto nível técnico, o brasileiro Gustavo Kuerten venceu o russo Ievguêni Kafelnikov, por 2 sets a 1, na noite desta sexta-feira, avançou às semifinais do Masters Series de Cincinnati, e de quebra, ainda unificou os dois rankings da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

Guga fechou a partida em mais de uma hora e meia com parciais de 6/4, 3/6 e 6/4. Com a vitória, chegou aos 615 pontos na "corrida dos campeões", e superou o até então líder, o norte-americano Andre Agassi, com 611. O catarinense, que já estava na ponta em entradas, unifica os rankings pela segunda vez no ano, repetindo o que fez após o tricampeonato de Roland Garros, em junho.

O brasileiro agora vai lutar por uma vaga na final contra o vencedor do confronto entre o inglês Tim Henman, que passou pelo norte-americano Jan-Michael Gambill. O confronto deste sábado, válido pelas semifinais, terá acompanhamento em tempo real pela Folha Online a partir das 20h (de Brasília).

O jogo
Kuerten começou a partida de forma bastante tranquila. Aproveitando-se dos erros não-forçados de Kafelnikov _foram 17 cometidos pelo russo só no primeiro set, contra 6 do brasileiro_, quebrou o serviço do adversário já no game inicial e depois só precisou manter seus saques para abrir 1 a 0.

No disputado segundo set, Kafelnikov esteve melhor e conseguiu quebrar o serviço de Guga no oitavo game. O brasileiro poderia ter devolvido a quebra se tivesse aproveitado um dos três break-points que teve nas mãos. A falha foi crucial e o russo conseguiu levar a decisão para o terceiro set.

Apesar da derrota, foi Kafelnikov quem esteve mais próximo da vitória. Chegou a abrir 4/2, mas Guga "cresceu" no jogo depois de ter vencido o game seguinte com uma deixadinha sensacional. O brasileiro empatou o set ao devolver a quebra de saque no oitavo game, virou com uma bela paralela, e fechou o jogo depois de abrir um triplo match-point.

Após o jogo, o técnico Larri Passos, enalteceu a atuação de Kuerten. "O Guga mereceu vencer, pelo que ele vinha sacando a semana toda e pelo que lutou. Uma das chaves da vitória foi a devolução de saque, que a gente vem treinando muito aqui."

Essa foi a sétima vitória de Guga em dez jogos contra Kafelnikov. O brasileiro já o havia vencido em Roland Garros (1997, 2000 e 2001), na Masters Cup de Lisboa (2000) e nos Masters Series de Indian Wells e Roma (99). O russo saiu vencedor apenas na Olimpíada de Sydney (2000) e nos Torneios de Stuttgart (96) e de New Haven (98).

Leia mais sobre o Master Series Cincinnati:

  • Home

  • Chaves

  • Campeões

  • Rankings

  • Cabeças-de-chave

  • Quiz

  • Grupo de Discussão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página