Revés gremista consolida Brasil como "rei do vice" na Libertadores
JOSÉ RICARDO LEITE
da Folha Online
A derrota do Grêmio para o Boca Juniors, da Argentina, na final da Taça Libertadores-2007, consolida ainda mais o Brasil como o "rei do vice-campeonato" da competição.
Em 48 edições do principal torneio interclubes da América do Sul, os clubes brasileiros foram vice-campeões em 13 oportunidades, o que corresponde a aproximadamente 27% das disputas.
O clube gaúcho, com a edição de 2007, obteve o seu segundo vice-campeonato --já havia sido em 84, após perder para o Independiente. São Paulo e Palmeiras são os clubes que mais ficaram na segunda colocação, com três vezes cada.
Em duas oportunidades o Brasil teve vice-campeões em finais caseiras. No ano passado, o São Paulo perdeu para o Internacional; em 2005, o time do Morumbi venceu o Atlético-PR.
Além de São Paulo (1974, 1994 e 2006), Palmeiras (1961, 1968 e 2000), Grêmio (1984 e 2007) e Atlético-PR (2005), foram ainda vice-campeões da Libertadores Cruzeiro (1977), Internacional (1980), São Caetano (2002) e Santos (2003).
A Argentina vem em segundo lugar no "ranking de vices", com oito. Os uruguaios têm sete, mesmo número que os clubes da Colômbia.


