Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2001 - 20h24

Flamengo tenta fechar ano conturbado com título da Mercosul

Publicidade

da Sucursal da Folha no Rio

Sem o atacante Edílson, o Flamengo vai tentar fechar o conturbado ano de 2001 com a conquista do terceiro título na temporada _a Copa Mercosul.

O time comandado por Carlos Alberto Torres enfrentará o San Lorenzo, da Argentina, amanhã à noite, em Buenos Aires.

A equipe carioca precisa vencer para conseguir o título. Se a partida acabar empatada, a Mercosul será definida nos pênaltis. Na semana passada, os dois times empataram em 0 a 0 no Maracanã.

Além de fechar o ano com o título, o Flamengo vai manter a hegemonia brasileira na Copa Mercosul.

Desde a criação da competição, em 1998, os clubes nacionais dominam o torneio. No ano passado, o Vasco foi campeão. No ano anterior, o Flamengo venceu. Em 1998, o Palmeiras.

"Depois de todos os problemas, quero ganhar o título de qualquer jeito para acabar bem o ano", disse o meia Beto, um dos jogadores que deverá deixar o clube após a partida.

Apesar dos dois títulos conquistados nesta temporada _o Estadual do Rio e a Copa dos Campeões_, o ano de 2001 foi um dos mais conturbados da história do clube.

O time quase foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. De forma dramática, a equipe só conseguiu na última rodada se manter na competição.

Antes da péssima campanha do time no Nacional, o clima entre os jogadores já era ruim. Desde o início do ano, vários atletas não se falam. Os dois principais jogadores _Edílson e Petkovic_ são desafetos confessos.

Como se não bastassem os problemas no futebol, o Flamengo está em dificuldades financeiras. Com o final da parceria com a ISL, a diretoria começou a atrasar os salários dos jogadores, que não recebem há dois meses.

A conquista da Mercosul vai aliviar as finanças do clube. O vencedor receberá US$ 3 milhões.

Para conturbar ainda mais o ano, o presidente do clube, Edmundo Santos Silva, foi um dos principais investigados pela CPI do Senado.

O relatório da comissão, apresentado no início do mês, pediu ao Ministério Público o indiciamento de Santos Silva.

O texto dos senadores acusa o presidente do Flamengo de praticar falso testemunho, lavagem de dinheiro, crime contra a ordem tributária e apropriação indébita do dinheiro do clube.

Por causa da série de problemas, vários jogadores vão deixar o clube no fim do ano. Edílson, expulso na primeira partida da decisão, deverá ser negociado.

Sem poder contar com Edílson, o técnico Carlos Alberto Torres vai armar um time mais defensivo, com três volantes.

O meia Petkovic, autor dos gols que garantiram os dois títulos ao Flamengo na temporada, está confirmado na partida. Na semana passada, ele deixou o campo no primeiro tempo após sentir fortes dores na coxa esquerda. "Será um prazer muito grande vencer novamente pelo Flamengo", disse Petkovic.

SAN LORENZO
Saja; Serrizuela, Ameli, Capria e Paredes; Pusineri, Michelini, Ervitti e Romagnoli; Franco e Romeo
Técnico: Manuel Pellegrini

FLAMENGO
Júlio César; Alessandro, Juan, Fernando e Cássio; Jorginho, Rocha, Fábio Augusto e Beto; Petkovic e Reinaldo
Técnico: Carlos Alberto Torres

Local: estádio Nuevo Gasometro, em Buenos Aires
Horário: 22h (horário de Brasília)
Juiz: Oscar Ruiz (Colômbia)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página