Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2001 - 14h38

CBAt decide fazer testes de EPO na São Silvestre

Publicidade

da Folha Online

A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) realizará testes para controle de EPO (eritropoetina), substância dopante que melhora a oxigenação do sangue, na Corrida de São Silvestre, no dia 31, em São Paulo.

Segundo o presidente da entidade, Roberto Gesta de Melo, dez atletas passarão pelo controle de doping na mais tradicional prova do atletismo brasileiro.

"Os critérios para a definição dos atletas que serão testados são da CBAt e não serão divulgados", disse o dirigente.

A EPO estimula a produção de glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo sangue e costuma ser usada, com melhora no desempenho, por atletas que correm provas de resistência, como a meia-maratona e de longas distâncias no ciclismo.

De acordo com as regras de controle de doping, para ser validado, o exame de EPO deve ser feito a partir de amostras de sangue e urina colhidos de cada atleta.

"Temos recebido denúncias de uso dessa substância e, para resguardar a imagem do atletismo, decidimos fazer os testes na São Silvestre, que é a principal corrida de fundo do Brasil", explicou Gesta de Melo.

A São Silvestre é tradicionalmente disputada no último dia do ano, nas ruas de São Paulo, onde cumpre um percurso de 15 km. O queniano Paul Tergat, vencedor de um recorde de cinco títulos da prova, é o atual tricampeão da corrida.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página