Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2002 - 01h27

Flamengo perde título da Mercosul, e Brasil perde hegemonia

Publicidade

da Folha Online

Em sua última edição, a Copa Mercosul encerrou hoje a hegemonia brasileira.

Jogando no estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, o Flamengo foi derrotado na madruga desta sexta-feira pelo San Lorenzo, nos pênaltis, por 4 a 3, após empate em um gol no tempo regulamentar, e desperdiçou a chance de chegar ao bicampeonato e manter o aproveitamento de 100% do Brasil na competição.

Confira os principais lances do jogo.

Além do título do próprio Flamengo, em 1999, Palmeiras (1998) e Vasco (2000) eram os times que já haviam conquistado a taça.

O título do time argentino, além de ser a primeira conquista internacional do clube, rendeu a seus cofres o prêmio de US$ 3 milhões. Pelo vice-campeonato, o Flamengo leva US$ 1 milhão.

A segunda final entre San Lorenzo e Flamengo só foi realizada 43 dias depois do empate sem gols no Maracanã no primeiro jogo.

A partida, marcada inicialmente para 19 de dezembro, teve que ser adiada por causa do estado de sítio decretado na Argentina para tentar conter uma revolta social, que terminou com a renúncia do então presidente Fernando De la Rúa.

Devido ao adiamento, ambos os times jogaram com formações diferentes daquelas que usariam em dezembro. O time brasileiro não pode contar com jogadores como Beto e Edílson, enquanto o argentino perdeu o atacante Romeo.

Com três jogadores de marcação no meio-campo (Leandro Ávila, Jorginho e Rocha), o Flamengo dominou as ações no primeiro tempo, aproveitando-se dos excessivos erros de passes do adversário.

O gol flamenguista saiu aos 11min. Após cruzamento da esquerda de Cássio, Rocha dominou mal e chutou para cima, mas Leandro Machado conseguiu acertar de cabeça e abriu o placar.

No segundo tempo, a situação se inverteu. O time argentino saiu para o jogo e pressionou até conseguir o empate, aos 23min. Erviti invadiu a área, fez grande jogada individual e foi à linha de fundo pela esquerda. Após cruzamento, Júlio César rebateu a bola nos pés de Estevez, que só empurrou para o gol.

SAN LORENZO
Sebastián Saja; Juan José Serrizuela, Horacio Ameli, Diego Capria e Aldo Paredes; Guillermo Franco (Pusineri), Pablo Michelini, Walter Ervitti e Leandro Romagnoli; Raúl Estévez (Rodriguez) e Alberto Acosta
Técnico: Manuel Pellegrini

FLAMENGO
Julio César; Edson, Juan, Fernando (André Bahia) e Casio; Gilmar, Jorginho, Rocha (Andrezinho) e Dejan Petkovic, Leandro Machado (Jackson) e Roma
Técnico: Carlos Alberto

Local: Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires
Horário: 23h
Juiz: Oscar Ruiz (COL)
Cartões amarelos: Michelini, Acosta e Estevez (S); Roma Édson e Fernando (F)
Gols: Leandro Machado, aos 11min do primeiro tempo; Estevez, aos 23min do segundo tempo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página